twitter
rss

               Fortalecer a escola para assegurar um bom desempenho dos alunos é o objetivo da Gestão Escolar.
Na gestão escolar são elaboradas estratégias que visem o bom desenvolvimento das escolas e que permitam autonomia dos gestores, o acesso dos alunos a uma boa educação e a integração e participação da família na escola.
A figura do gestor escolar, quando selecionados por critérios de competências, em substituição ao clientelismo, tem uma função importante para atingir a educação de qualidade.
O gestor escolar tem um papel importante para tornar a escola um lugar acolhedor que possibilite ao aluno, seu desenvolvimento humano. “A concepção de Educação para o desenvolvimento humano também permitiu um segundo avanço em relação a nossa compreensão do ato de educar. Mais do que gerar aprendizagens, a educação, capaz de desenvolver potenciais, tem de gerar competência”. (André e Costa, 2004, p.29). Desenvolver um ser com competências e habilidades que lhe permitam viver, conviver, produzir e ampliar seus conhecimentos acerca de si mesmo e, do mundo, em que se vive.
O gestor escolar deve reconhecer que a autonomia implica em uma decisiva participação do Colegiado Escolar, com função de apoiar o diretor na elaboração e implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola. (P.D.E)

Envolver-se com o PDE da escola, cujas metas são aprovadas, pelo colegiado escolar, é uma das metas a serem alcançadas para a efetivação da gestão. Liderar e promover, no âmbito da escola, a articulação com a Secretaria de Educação faz parte do papel exercido pelo gestor escolar, cuja atuação é imprescindível.
 O gestor escolar é fundamental. Ele exerce a liderança e por meio desta, coordena a elaboração e implantação da PPP, estimulando e assegurando a participação de todos, professores e pais, na construção desse projeto.. Ele lidera o acompanhamento e avaliação, o ajuste de rumos, a revisão de metas e assegura todas as condições para que os professores consigam executar o PPP, que deve ser um referencial para elaboração do plano de curso e plano de aula de cada disciplina. O gestor escolar deve assegurar condições: um ambiente tranqüilo, recursos didáticos e professores estimulados em fazer um bom trabalho.
Para que o gestor escolar desenvolva um trabalho eficiente, torna-se necessário que sejam implantadas as três autonomias: financeira, pedagógica e administrativa que gere economia de recursos, gerenciamento adequado e envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de ensino. A escola deve ter todas essas condições para oferecer um aprendizado de qualidade.
Autonomia financeira: assegurar a cada escola recursos compatíveis com os insumos básicos, de forma eficiente, que estimule o melhor uso de recursos, com equidade e  com critérios e objetivos para alocar recursos.
Com a autonomia financeira ocorre a descentralização da SEC, dos recursos para custeio e manutenção das escolas.
Autonomia administrativa: delimita decisões que o diretor pode tomar em matérias administrativas O gestor escolar é responsável pelas medidas administrativas necessárias ao bom desenvolvimento do dia- a - dia da escola..
Autonomia pedagógica: delimita a escola sobre  métodos, meios e materiais de ensino para que a escola possa acompanhar e avaliar o desempenho acadêmico dos alunos.
Portanto, o gestor escolar deve exercer uma liderança democrática, que “divida o poder de decisão sobre problemas escolares com professores, funcionários, alunos, pais e comunidade escolar e estimule a participação de todos nas instâncias próprias da unidade que dirige” (Herrera apud Gadotti, 1967 p.102)
               O PPP estabelece os objetivos, metas e compromissos da escola, orienta todos para a ação na escola, definindo coletivamente filosofia, valores, objetivos, missão da escola. Essas definições devem estar presentes, no cotidiano dos professores, alunos e pais. O PPP deve responder a perguntas tais como: qual a projeto de ensino da escola? Que justificativas apresenta esta escola para tal projeto? O que deve ser ensinado? De que forma se deve avaliar os resultados desse ensino? Qual a integração entre escola e comunidade?
               Antes, a escola não tinha nenhuma autonomia pedagógica, recebia o “currículo” oficial já elaborado pela secretaria de educação, muitas vezes, fora de sua realidade. Não havia avaliação de trabalho desenvolvido, nem responsabilização pelos resultados.
               A elaboração de um PPP tem como objetivo permitir que cada escola trace seu próprio caminho exigindo que reflita sobre si mesma, sobre seus alunos, sobre seus resultados, sobre suas metas e sua visão. A elaboração PPP exige da escola uma reflexão sobre o ensino, o que ensinar, como ensinar e como avaliar.
               A implantação e implementação da proposta pedagógica dependerão da competência, compromisso e dedicação da equipe da escola, em que todos constroem uma nova escola, uma escola de qualidade, cujos participantes tornam-se verdadeiros aprendizes.

  Referências Bibliográficas:


ANDRÉ, Simone; COSTA, Antonio Carlos Gomes. Educação para o desenvolvimento humano. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2004.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (orgs).  Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.

Formular o currículo escolar, não é tarefa fácil. Apesar da não ter muita experiência com o ambiente escolar. Tenho lido muito a respeito. E estou muito surpresa com as várias implicações que encontrei a cerca da formulação do currículo escolar. 
O que a princípio, parecia ser uma tarefa simples. Tornou-se algo complexo e delicado. Depois de ler o texto sugerido e pesquisar bastante a respeito, assim como Borges eu penso que o currículo está sim ligado intimamente às questões culturais. E acredito que através do currículo podem ser determinados quais os “conhecimentos” que irão prevalecer através das gerações. O que tenho visto muito como mãe de três filhos que estudam. É a falta de preparo de determinados educadores, agora me pergunto, será que grande parte deles sabem da real importância do currículo a longo prazo?
O currículo devera ser formulado de maneira que as diferenças culturais ou qualquer outras sejam respeitadas e preservadas. Lembrando sempre que antes de ensinar, devemos aprender: Às vezes a mesmas coisas de diversas formas.
O desafio mais importante será, então, o de “reconstruir o currículo, não tanto como movimento que venha de fora, mas, sobretudo como competência humana integrada na velocidade dos tempos, inclusive para poder humanizar os processos inovadores” (Demo, 1998, p. 30).

Entre em contato com a autora




 
*                  Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e em sus evolução histórica;

*      Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

*      Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

*      Saber combinar leitura, observação, experimentação e registros para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

*      Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva;

*      Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;

*      Valorizar o trabalho em grupo, como meio de desenvolver uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

Fonte: PCN – Ensino Fundamental - Ciências



A estrutura da área de Ciências

É importante ter claro que a estrutura do conhecimento científico não é a estrutura da área de ensino de Ciências.
As teorias científicas são conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, distantes do aluno em formação.
È necessário construir uma estrutura geral para esta área de ensino que favoreça a relação entre o aluno, o professor e o saber científico, na perspectiva da aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e da formação de uma concepção de ciência que considere sua relação com a tecnologia e com a sociedade.
Se é nossa intenção que os alunos se apropriem do conhecimento científico e desenvolvam autonomia no pensar e no agir, é importante conceber a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, em que cada um, a seu modo, com determinado papel, esteja envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e suas transformações, na formação de atitudes e valores humanos.
Cabe ao professor intervir de modo a criar condições e situações que permitam a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos, propondo articulações entre os conceitos construídos e organizando-os como corpo de conhecimento sistematizado. Importa trabalhar também procedimentos, atitudes e valores. Observar, experimentar, comparar, estabelecer relações entre fatos ou fenômenos e idéias, ler e escrever textos informativos, organizar informações através de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, fazer suposições ou previsões, comparar hipóteses e confrontá-las aos dados obtidos por investigação, propor e resolver problemas são competências cujo desenvolvimento possibilita a aquisição e sistematização de conhecimentos.
Atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de persistência na busca e compreensão das informações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do ambiente, de apreço e respeito à individualidade e às diferenças tem lugar importante no processo de ensino e aprendizagem da área.
Um dos recursos do professor que deseja trilhar este caminho é o diálogo. Sempre que possível, lance mão de um assunto ou tema na perspectiva de valorizar o aluno e seu conhecimento e, ao mesmo tempo, contribuir para que tal saber possa ganhar novo significado. Procure saber antes o que os alunos conhecem sobre o assunto, estimule-os com perguntas, leve-os a observar o que está acontecendo, antecipar resultados, tirar conclusões e registrá-las.



Registro


*      Para que serve?

*      Que pistas nos oferece?

*      O que você aprende com isso?

*      O que você olha e não faria de novo? (avaliação)

*      E na escola, como o professor e o aluno estão fazendo os registros?

*      Permite que os momentos e movimentos de um grupo sejam reconstruídos possibilitando que não se perca a memória individual e coletiva de seus integrantes;

*      Organiza as anotações do professor sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno e da classe, as reflexões sobre seu próprio trabalho e as intervenções propostas e realizadas;

*      Oferece dados fundamentais para a reorganização da ação pedagógica;

*      Avalia o processo educativo em relação ao aluno, ao grupo-classe e ao professor;

*      Avalia numa concepção diagnóstica, qualitativa, cumulativa e contínua com o objetivo de intervir no processo de ensino e aprendizagem;

*      Instrumento útil para escola, seus educadores e educandos no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, bem como aos pais ou responsáveis pelo acompanhamento desse processo.


Etapas de Trabalho
Problematização

É importante para:

*      Mobilizar o conhecimento anterior do aluno
*      Despertar o interesse pelo assunto
*      Provocar o desejo de adquirir novos conhecimentos

Professor – questiona e lança dúvidas;
Alunos – explicitam seus conhecimentos e ponto de vista, levantam hipóteses, tomam consciência do que precisam conhecer melhor;
Professor – registra suas observações, replaneja o resto do trabalho com base nos acontecimentos e hipóteses da classe.



Organização do trabalho

Professor – prepara ambiente motivador, seleciona materiais e orienta o planejamento cooperativo;
Alunos – participam do planejamento cooperativo:
*      organizam perguntas e tópicos a serem pesquisados,
*      distribuem as tarefas de pesquisa,
*      registram as tarefas de cada grupo em um cartaz;
Professor – registra observações sobre participação dos alunos



Busca de informações

Professor – orienta a consulta às fontes, promovendo o desenvolvimento das habilidades requeridas;
Alunos – realizam uma busca organizada das informações necessárias;
Professor – registra tarefas atribuídas a cada grupo.



Organização dos dados e levantamento complementar

Professor – orienta a organização dos dados, supre lacunas, esclarece dúvidas, relaciona conceitos;
Grupos de alunos – apresentam suas anotações;
Classe – desenvolve as seguintes atividades:
*      levantamento das questões já resolvidas e das abertas,
*      agrupamento das respostas por assunto: quadro síntese,
*      decisão de como colher as informações faltantes,
*      organização e classificação das informações colhidas em quadro, textos, cartazes, etc,
*      confronto com as hipóteses anteriores, estabelecendo relações, formando conceitos, aprimorando mecanismos de conhecer.
Professor – registra observações sobre cada aluno, sobre a classe como um todo e sobre sua própria atuação.


Sistematização, fixação e aplicação

Professor – orienta a sistematização e fixação dos dados coletados, guia a redação de conclusões;
Alunos – produzem texto coletivo contendo a síntese de tudo o que foi produzido, tendo como base os relatórios individuais ou dos grupos;
Professor e alunos – promovem a reescrita dos textos finais; selecionam produções para integrar as pastas de produções de cada aluno;
Professor – faz uma síntese das observações feitas até então; identifica necessidade da classe como um todo e de alunos individualmente; utiliza essas informações no planejamento do próprio trabalho.


Fonte: Projeto Ensinar e Aprender – Corrigindo o Fluxo do Ciclo II

Resumo:
O artigo analisa algumas das ciladas que foram desencadeadas nesses últimos dois
anos (2002/2004) a partir da exigência de reformulação dos cursos de licenciatura nas
universidades públicas, impactadas pela necessidade de implantação das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores o que, podia-se antever,
apontava para a fragilização do papel formador do conhecimento educacional e para
a desprofissionalização dos professores. Mediante interpretação dos conflitos/
embates que estiveram presentes no cotidiano universitário e também da análise
decorrente da experiência em pesquisa colaborativa com professores e escolas públicas,
o trabalho procura problematizar alguns aspectos nevrálgicos implicados na
reformulação curricular, com destaque para: o conhecimento educacional, a parceria
universidade-escola e as condições de trabalho dos professores e seus formadores.
Palavras-chave:
Professores-Formação. Currículos-Mudança. Ensino Superior.


O papel do pesquisador hoje é tentar, sublinho
tentar, pôr as idéias em ordem.
Frigotto, 2004
Talvez o Brasil nunca tenha vivido período no qual a educação foi
tão destacada nos discursos de políticos e empresários, nunca se teve
assegurada em lei a possibilidade de construção de projetos políticopedagógicos
e gestão democrática das escolas, nunca se teve tão facilitado
o acesso à informação e à bibliografia internacional, nunca se dispôs de
tamanha diversidade de materiais e veículos para instrumentalizar o processo
educacional, nunca as famílias brasileiras de camadas médias destinaram
tão grande parte de seu orçamento à educação de seus filhos, nunca se
teve disponíveis tantos resultados de pesquisa sobre a realidade brasileira
(são centenas de dissertações e teses defendidas anualmente, só na área de
Educação) e, sobretudo, sob os auspícios do Banco Mundial, nunca o país
investiu tanto na formação continuada de seus professores.
Por outro lado, em nenhum outro momento da história brasileira
atingimos os atuais índices de desemprego: a luta por melhores condições
de trabalho sucumbiu à luta pelo emprego cada vez mais precarizado.
Atingimos hoje alarmantes índices de violência que, aliados ao consumo
de drogas e à industrialização do crime organizado, tem levado a
sociedade civil a um processo de apartação, policiamento e desobrigação,
sobretudo com os jovens de camadas populares. Vivemos também uma
crise ética, em que o consumo e o mercado parecem como senhores da
razão. “Razão” cada vez mais ditada pela mídia – essa grande senhora
que vem produzindo um país em que o maior sonho de um jovem é se
tornar jogador de futebol, modelo e manequim, ou ator, pela sedução
oriunda de uma vida glamourosa e farta.
É nesse contexto paradoxal entre modernidade e barbárie que a
legislação brasileira reformula as regras para nossa educação, a partir da
promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN), lei nº 9394/96 (BRASIL, 1996). Um processo polêmico que
ignorou a trajetória de reflexão e discussão da própria área de educação,
representada por suas entidades, consolidando um projeto educacional de
cunho neoliberal, em que um Estado mínimo se desobriga de sua
responsabilidade histórica ao mesmo tempo em que pactua com o
aligeiramento e barateamento da formação das novas gerações.
É neste contexto, em que a educação comparada parece se construir
como fonte de garantia do sucesso dos projetos educacionais, que a
comparação entre países desiguais vem se tornando uma forma de promover
e garantir as políticas públicas, norteadas meramente por avaliações que,
apesar de “espetaculosas” e muitas vezes contraditórias, apenas são
retoricamente utilizadas para justificar o que previamente estava estabelecido.
Nessas circunstâncias, perigosamente, temos presenciado projetos
educacionais que apontam documentos da Organização para Cooperação
e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ou Órgão das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), quando não relatórios
do Banco Mundial, como suas principais referências bibliográficas.
Substituem-se, assim, os argumentos de natureza filosófica, sociológica ou
psicológica por planilhas e bancos de dados voltados ao conceito ora
hegemônico de “custo-benefício”. Este cenário, que impõe a primazia da
argumentação econômica, é também decisivo para a reconceituação da
educação como mercadoria, como serviço a ser comprado e não mais
como direito social de todo cidadão. Reconceituação que, por um lado,
consolidou o progressivo desinvestimento na e desvalorização da escola
pública pelas camadas médias (contribuindo decisivamente para o seu
descrédito também disseminado nas camadas populares) e, por outro,
transformou as instituições educacionais no ramo mais rentável para o
empresariado brasileiro nesta década (ROSENBURG, 2002). Tal contexto
vem gestando, entre nossos professores, alarmantes índices de abandono
da profissão e/ou de doenças de natureza psicossomática e, talvez, o que
seja pior, o desinvestimento e desânimo com seu trabalho cotidiano,
diretamente associado ao descrédito e à desarticulação política da categoria
profissional que fortalecera nos anos oitenta.
Entretanto, é inegável admitir que esses últimos anos também
trouxeram avanços importantes para a área educacional: enquanto nos
anos oitenta as pesquisas brasileiras investigavam módulos instrucionais ou
materiais didáticos, reforçando um tecnicismo reducionista, a última década
possibilitou a produção de importantes resultados de pesquisa que
descrevem e analisam o cotidiano de escolas, professores e alunos e/ou
interpretam a profissionalidade docente. Adensam-se, também, estudos
sobre a constituição dos conteúdos escolares e a cultura escolar, ampliando
o conceito de currículo. Parece impossível negar que os professores foram
re-significados para a compreensão e consolidação do processo de1 .long-life learning, admitindo que professores são sujeitos e não meros
educação escolar. Esta perspectiva diversa implicou uma concepção diversa
tanto da tecnicista, que reduzia os professores a meros executores de planos
elaborados alhures, impondo-lhes “pacotes pedagógicos” quase sempre
inviabilizados pelo rótulo de incompetência que lhes foi atribuído, quanto
da concepção reprodutivista que os anulava sob o rótulo de alienados
perpetuadores da ideologia de uma classe dominante perversa. Ao apontar
o papel de protagonista dos professores, numa concepção mais
conseqüente e humanizadora, essa abordagem reconhece os professores
como intelectualmente hábeis e competentes para analisarem a realidade,
tomar decisões e (re)criar alternativas de ação político-pedagógica
Enquanto nos anos oitenta os cursos de formação básica sempre foram
responsabilizados pela (in)competência dos professores, cujo trabalho era
igualmente desqualificado por se revelar fundado num ecletismo teórico
(ou no senso-comum, intuitivamente partilhado), hoje nossas pesquisas
apontam que os professores são portadores de um saber profissional que
alia suas concepções e crenças à sua formação e vivência profissional,
reconhecendo a formação de professores como um contínuo construído
em
objetos de uma escola injusta e desigual.
No entanto, é igualmente inegável que, atualmente, temos visto o
reforço das acusações acerca da incompetência e/ou inércia do magistério:
muitas vezes o discurso oficial se apropria de questões essenciais à construção
da educação democrática e, travestido de seus fundamentos e
compromissos, camufla para “capacitação em serviço dos professores
reflexivos” toda uma gama de questões políticas e problemas estruturais
do sistema educativo, ignorando condições de trabalho e formação docente
(POPKEWITZ, 1998). Assim, milhões de dólares são investidos em
programas de educação continuada, negligenciando o papel (decisivo) da
formação profissional geral básica dos professores, suas condições de
trabalho (incluindo salário) e aspectos estruturais do sistema escolar como
condicionantes decisivos para a transformação da escola. Os argumentos
de Torres (2000) são decisivos para interpretação desse processo: não
podemos esquecer que as propostas vigentes dos economistas do Banco
Mundial, ignorando a real dimensão reflexiva dos educadores e seu papel
para a democratização da escola, têm reduzido a apregoada “melhoria da
qualidade da educação” à compra de equipamentos, implantação de
mecanismos de avaliação, padronização de diretrizes curriculares e
implantação de projetos de educação à distância.
Assim, o paradoxo social que presenciamos parece se repetir na área
de educação escolar, sobretudo nas investigações e estudos sobre trabalho
docente e formação de professores, levando-nos a ciladas perigosas, as
quais implicam que os anúncios de avanços na concepção de política
educacional podem ter se transformado em retrocessos sociais. Vejamos.
Se nos anos oitenta, as pesquisas brasileiras revelavam a presença de
ensino verbalista, mnemônico e acrítico, atualmente nossos resultados
vêm apontando a presença de uma escola pública “cada vez mais dura,
mais seca e nada hospitaleira” (SAMPAIO, 1998), cuja progressiva
minimização do ensinar-aprender pode estar produzindo uma escola
“dos que passam sem saber”, gerando intensos dilemas profissionais
para os professores (LOURENCETTI, 2004). Justificados pela crise
social e ética, convivemos com a primazia do papel socializador da escola,
que pode estar produzindo uma geração de ‘pseudo-escolarizados’ –
um
SILVA, 2003). Talvez vivamos o momento em que as escolas
brasileiras estejam deixando de ser “templos de civilização” (SOUZA,
1999), para se converter em templos de ignorância e omissão.
Temo, cada vez mais, que, em nome da inclusão social, das críticas
ao “conteudismo” de nossa escola, do enfrentamento da violência
juvenil, possamos estar assistindo a um perverso processo de
descolarização dos jovens brasileiros.
Processo semelhante pode estar ocorrendo com o magistério: se
nos anos oitenta a formação de professores se reduziu a treinamentos
e reciclagens, impondo aos professores modalidades e procedimentos
didáticos afastados da realidade cotidiana das escolas e suas
comunidades, atualmente nossas pesquisas denunciam o risco da
proliferação de projetos de capacitação dos professores
baseados no conhecimento construído a partir da prática
precarizar sua profissionalidade mediante o cumprimento de programas
aligeirados e banal1izados de formação, produzindo apenas professores
“sobrantes” (KUENZER, 1999).
Cada vez mais temo que, em nome da inclusão social, da valorização
dos saberes docentes e da importância do cotidiano escolar mediando a
formação docente, possamos estar vivendo um processo de
DESPROFISSIONALIZAÇÃO dos professores.
A profissionalização dos professores está diretamente ligada à trajetória
de nossos cursos de licenciatura, responsáveis pela formação dos
professores chamados “especialistas”, ou eternamente professores
“secundários” – professores que lecionam as diferentes disciplinas/áreas
que compõem o currículo escolar nas séries finais do ensino fundamental
(5ª a 8ª ) e no ensino médio. Diversamente à Escola Normal, os licenciandos
brasileiros parecem nunca terem tido um
É preciso reconhecer que nossa cultura universitária historicamente delegou
reduzido prestígio à área de Educação nos embates pela hegemonia
acadêmica no campo da ciência brasileira. Assim, a criação dos cursos de
licenciatura aparece muito mais como um ônus que os cientistas pagaram
para consolidar seus projetos de formação dos bacharéis, o que possibilitou
que, desde os anos oitenta, essa tarefa “pouco nobre” fosse assumida
pelas faculdades particulares. Como afirmava o Professor Menezes, “A
Universidade tem aceitado formar professores como uma espécie de tarifa
que ela paga para fazer ciência em paz.” (CATANI, 1986, p. 120).
Vale lembrar que a expansão do acesso ao ensino fundamental, a
partir dos anos setenta, implicou a necessidade de recrutamento maciço
de professores para atender a demanda crescente dos alunos da 5ª a 8ª
séries, levando também as universidades a criarem as “Licenciaturas
Curtas”, processos aligeirados de certificação de professores, cujas
conseqüências todos conhecemos. De lá para cá, pouco se avançou nos
desenhos curriculares para as licenciaturas plenas, cujas exceções se devem
à criação de fóruns de licenciatura em algumas universidades nos anos
noventa e as tentativas de criação de disciplinas “integradoras” e
detalhamento de projetos de estágio (PEREIRA, 2000). Como analisa
Pagotto (1995) foram raras as propostas inovadoras para os cursos de
licenciatura que, mesmo quando foram produzidas, dificilmente
conseguiram ser implementadas.
Uma síntese apresentada no estudo de Pereira (2000) aponta que os
principais dilemas presentes nas licenciaturas brasileiras são: a separação
entre disciplinas de conteúdo e disciplinas pedagógicas, a dicotomia
bacharelado & licenciatura (decorrente da desvalorização do ensino na
universidade, inclusive pelos docentes da área de Educação) e a desarticulação
entre formação acadêmica e realidade prática de escolas e professores.
Assim, a rigor, a maioria das licenciaturas continua a perpetuar o chamado
modelo 3 + 1, sendo esse único ano destinado aos conteúdos de natureza Estrutura e Funcionamento do Ensino,
Sob esse cenário, composto por dilemas que “persistem desde sua
origem, sem solução” (PEREIRA, 2000, p. 58), são propostas as alterações
estabelecidas pelas novas diretrizes para formação de professores
decorrentes da recente LDBEN: construir cursos com identidade própria,
procurando superar as clássicas dicotomias teoria&prática e
licenciatura&bacharelado, inspirados na abordagem de competências.
Talvez, mais uma vez, a educação brasileira procure forjar mudanças a
partir da proposição de leis que se confrontam com a cultura organizacional,
gerando infinitos embates nas universidades públicas.
Procuro, neste trabalho, apontar algumas das ciladas que podem estar
associadas à desescolarização dos alunos e à desprofissionalização dos
professores mediante análise dos conflitos/embates que estiveram presentes
no cotidiano universitário, nesses últimos dois anos (2002/2004),
desencadeados a propósito da reformulação dos cursos de licenciatura
nas universidades públicas, impactadas pela necessidade de implantação
das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores
Para isso, recupero discussões que vivenciei, seja como membro de
Comissão de Estudos constituída pela Reitoria da UNESP (Universidade
Estadual Paulista) para analisar as implicações das Resoluções (CARVALHO,
2003a), seja em meu próprio cotidiano de trabalho como professora de
Didática numa Faculdade com três cursos de Licenciatura (CHAKUR,
2004). Acrescente-se a troca de informações com colegas de outras
universidades nas regiões Sul e Sudeste. Também fonte decisiva para minha
análise são os resultados de alguns projetos de pesquisa colaborativa
realizados entre universidade-escola, desenvolvidos, sobretudo, no
Programa Especial da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São
Paulo (FAPESP) “Melhoria do Ensino Público” (MARIN, 2000; DIASDA-
SILVA, 2001, 2003) entre outros.
A hipótese que construo neste momento é a de que, em nome da
importância da relação teoria/prática, da interação dos graduandos com
seus
identidade própria (que incluam os “bacharéis”) –aspectos centrais das
Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), as reformulações
curriculares dos cursos de licenciatura podem ter resultado na negação do
O conhecimento educacional (os conteúdos de natureza
pedagógica)
A nova legislação impactou as universidades, de fato, com a Resolução
CNE/CP 02/2002 (BRASIL, 2002b), que impositivamente instituiu a
duração e a carga horária mínima para os Cursos de Licenciatura. Apesar
da contradição com a Resolução CNE/CP 01/2002 (BRASIL, 2002a) –
cujas diretrizes previam liberdade de construção de projeto pedagógico
para as instituições (incluindo um quinto da carga para conteúdos de natureza
educacional) –, a questão que realmente afetou a reformulação dos cursos,
para implantar a nova legislação, foi a obrigatoriedade de cumprimento
de créditos curriculares destinados à realização de atividades de natureza
“prática”, decorrente da imposição de uma (inédita) carga horária de 1000
horas destinadas a: 400 horas de “prática como componente curricular”,
400 horas de “estágio curricular supervisionado de ensino”, além de 200
horas de “outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais”.
A cada reunião de colegiado, qualquer discussão entre colegas deixava
evidente que o grande impacto advindo dessas Resoluções não recaiu sobre a
qualidade dos cursos ou sobre a relevância de seus conteúdos formativos. A
questão central passou a ser aritmética: impregnados por uma cultura
organizacional legalista, acostumada ao estabelecimento de currículos mínimos
para cursos de graduação, aliada aos eternos embates bacharelado&licenciatura,
o resultado imediato dessas resoluções para nossas universidades se reduziu ao
loteamento de horas na grade curricular, com conseqüências desastrosas para
a construção do conhecimento dos futuros professores.
Tenho ouvido relatos de “empresas educacionais” que em seus cursos
precarizados, baseados nas Resoluções do Ministério da Educação e Cultura
(MEC), reduziram os cursos de licenciatura a 1800 horas, carga horária
quase equivalente a algumas extintas licenciaturas curtas. Enquanto isso, no quantas? Ou, pior: não dá pra jogar isso pra fora do horário do curso? Muitas vezes,extracurricular.3 . Assim, durante as reuniões, não raramente, osperfumaria para as disciplinas pedagógicas. Outras vezes, apareciaperfumaria tecnicista ou que ensinar é uma descoberta) revelam total desconhecimento das principais discussões e teorias4 .
cotidiano das universidades públicas, a questão central passou a ser
horas
no limite, sustentados por uma leitura possibilitada pela legislação, vários
desenhos curriculares foram projetados considerando a formação docente
como atividade
Por outro lado, por trás da contagem de horas ficou subjacente a
(ir)relevância dos conteúdos educacionais. Recupero aqui o que considero
terem sido as duas perguntas mais formuladas durante os intensos
confrontos em nossas universidades nesses anos de embates sobre a
reestruturação curricular:
a) Os conteúdos de natureza educacional presentes nas
tradicionalmente chamadas “disciplinas pedagógicas” são
“conteúdos de natureza acadêmico-científico-cultural” ou são
prática como componente curricular?
b) Os estágios curriculares são atividades ou equivalem à disciplina
tradicionalmente chamada de prática de ensino?
Nesse cenário contraditório, inspirado pela legislação que gerou toda
sorte de desencontros, eclodiram os preconceitos com as disciplinas de
natureza pedagógica
“bacharéis” explicitavam sua avaliação sobre a ineficácia dos conteúdos
tecnicistas a que foram submetidos em suas graduações, que produziu o
rótulo
claramente a concepção de ensino como dom ou habilidade pessoal
construída mediante domínio do conhecimento na área específica. Em
ambos os casos, nosso papel formador é considerado inócuo.
Vale registrar que tanto uma interpretação quanto a outra (que nossas
disciplinas se reduzem à
pessoal
presentes na ciência educacional contemporânea
Esse desconhecimento é acirrado quando percebemos que a
universidade, na maioria das vezes liderada pelos colegas bacharéis, não
reconhece nas disciplinas de natureza educacional seu papel decisivo para a
compreensão dos dilemas da sociedade contemporânea, pressuposta no
estudo dos fundamentos filosóficos e sociais da educação que permitem
analisar os projetos sociais em disputa, essenciais para a formação política
dos futuros professores. A universidade não legitima (ou desconhece?) os utopia praticista, para a qual basta o “know-how, e a
conhecimentos produzidos pela área de educação sobre os sujeitos e
processos da educação escolar, a construção histórica dos conteúdos
escolares ou de suas práticas de gestão, incluindo as políticas públicas.
Paradoxalmente, talvez a área de educação nunca tenha produzido
tanta pesquisa sobre a realidade brasileira e nunca foi tão ignorada.
Entretanto, é decisivo apontar que talvez a própria área possa estar
contribuindo para a minimização dos conteúdos de natureza educacional,
ao defender um modelo que supervaloriza as “competências” e “práticas”
como se elas fossem conseqüências de uma empiria cega. Apesar do
incômodo, preciso apontar que o uso político de nossas pesquisas pode
também estar gerando equívocos que beneficiam a desqualificação do
conhecimento educacional, quando salientam a relevância dos saberes da
prática ou do desenvolvimento pessoal dos professores.
Como analisa Moraes (2003, p. 149): “o ceticismo epistemológico e
o empobrecimento da noção de conhecimento assentados no terreno
escorregadio do relativismo” têm implicações decisivas para a educação e
para a área de formação de professores, reduzidos à “empiria das tarefas
cotidianas, pela formatação da capacidade adaptativa dos indivíduos, pela
narrativa descritiva da experiência imediata e busca da eficácia na
manipulação do tópico.” Concordo com a autora quando alerta para a
supressão da discussão teórica associada à pedagogia das competências
que se apresenta como
teoria é considerada perda de tempo ou especulação metafísica; quando
não, é restrita a uma oratória persuasiva e fragmentária, presa à sua própria
estrutura discursiva.” (MORAES, 2004, p. 153-154).
Assim, em nome da valorização dos saberes docentes e do
enfrentamento da dicotomia teoria-prática, talvez a própria área de
educação possa estar contribuindo para a desprofissionalização dos
professores apostando que sua formação seja essencialmente “prática”,
permitindo que sua formação seja “extracurricular”. Seja em decorrência
do discurso pós-moderno ou da crítica ao “conteudismo” da escola
brasileira, seja em nome da valorização dos processos contínuos implicados
na aprendizagem da docência, estou convencida de que estamos enfrentando
uma cilada perigosíssima.
É preciso reconhecer que não são raros os projetos e discursos que,
justificados pelo argumento da formação de um professor “prático
reflexivo”, que deve “refletir sobre seu trabalho e suas concepções”, estão
disneylândias pedagógicas.
Vale lembrar que mesmo o professor norte-americano Zeichner
(1993), um dos grandes disseminadores do conceito de professor
como prático reflexivo, faz um alerta absolutamente decisivo, já no
início da década passada:
Há o perigo de uma pessoa se agarrar ao conceito de
ensino reflexivo e de ir longe demais; isto é, tratar a
reflexão como um fim em si, sem ter nada a ver com
objetivos mais amplos[...] A reflexão pode, em certos
casos, solidificar e justificar práticas de ensino prejudiciais
para os alunos e minar ligações importantes entre a
escola e a comunidade[...] Por vezes os professores
reflexivos podem fazer coisas prejudiciais melhor e com
mais justificações. (ZEICHNER, 1993, p. 25).
A literatura aponta claramente que a formação docente é um
processo de formação intelectual e cultural e que envolve aspectos de
natureza ética e política. Portanto, reconhecer e respeitar os professores
não significa a legitimação
partilhados numa cultura escolar perversa e excludente. Valorizar os
saberes docentes não implica perpetuar as trajetórias equivocadas vividas
durante os processos formativos. As análises sobre a precariedade de
capital cultural de nossos professores não pode implicar que seu curso
de licenciatura contribua para perpetuar a pobreza simbólica que a
sociedade brasileira impõe à maioria de seus cidadãos.
A busca da profissionalidade docente, a construção de práticas
pedagógicas includentes e a defesa de condições de trabalho justas – tendo
como pano de fundo um projeto pedagógico crítico e democrático para
nossa escola pública – são aspectos decisivos na formação dos novos
professores “especialistas”, alvos de nossas licenciaturas. É igualmente
imprescindível que reconheçamos a relevância social da escolarização das
camadas excluídas da sociedade brasileira mediante o domínio do
conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado, tarefa
histórica dos professores “secundários” (licenciados).
Portanto, há inúmeros “conteúdos” que precisam ser dominados
por nossos licenciandos durante sua formação inicial: os professores
A relação universidade & escola
Questão central nas novas diretrizes para formação de professores
no Brasil, endossando a tendência internacional presente na maioria desses
projetos, é a inclusão das escolas básicas e de seus professores como
parceiros nas tarefas de formação. Um processo de dupla mão: tanto as
instituições formadoras reconhecem a força da escola como
formação docente, quanto contribuem para a transformação das escolas.
Ao legitimar a idéia de que escolas básicas e seus professores devam ser
parceiros nas tarefas de formação, a legislação brasileira – talvez pela
primeira vez – reconhece a avaliação, a experiência e o julgamento dos
professores como enriquecedores dos processos de formação inicial.
Nesse cenário, ainda que algumas universidades continuem apostando
em projetos de escolas-de-aplicação, a grande maioria dos projetos
formativos prevê a inserção dos graduandos em
envolvendo alunos de escolas regulares (não-experimentais) as quais serão teacher, maestro, lêhrer) com os professores universitários?5 , procuro aqui 
alvos de investigação e intervenção dos graduandos, aprendendo, ensinando
e convivendo com alunos, professores, diretores, funcionários, pais e
especialistas de uma escola concreta.
Para sua viabilização é imprescindível que a relação universidade escola
seja formalmente configurada mediante o estabelecimento de
projetos de parceria: as atividades de estágio não podem continuar
decorrendo de decisões idiossincráticas, baseadas em acordos ou relações
pessoais de um ou outro professor mais comprometido (em geral, os
docentes responsáveis pela “Prática de Ensino”). É decisivo que esses
projetos sejam implementados –de forma oficial, mediante convênios e
acordos entre escolas e instituições formadoras – visando um processo
de mútua colaboração: tanto as escolas e seus professores qualificam a
formação de nossos licenciandos, quanto a universidade contribui para
a qualificação das escolas, seus projetos e professores.
Visando contextualizar as prescrições legais e viabilizar a implantação
da reformulação preconizada pelas diretrizes, cabe-nos analisar quais são
os determinantes da “interação sistemática com as escolas de educação
básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados.” (BRASIL,
2002a) . Nesse sentido, algumas questões são inevitáveis: como nossa
cultura organizacional concebe essa relação das escolas com as
universidades? Como se estabelecem, historicamente, as relações
professores do ensino básico (em várias línguas apartadas inclusive nas
palavras, como
Que papel os sistemas escolares brasileiros vem concedendo às
universidades? Quais as relações de poder subjacentes à entrada da
universidade nas escolas e vice-versa?
Viabilizar projetos formativos em parceria com escolas implica o
enfrentamento de questões organizacionais historicamente enraizadas, além
de embates políticos (ideológicos quase sempre) e alterações de concepções
e práticas educativas, seja por parte dos docentes universitários seja dos
professores da educação básica e, sobretudo, de seus dirigentes.
Decididamente, questões nada fáceis.
Baseada em nossa experiência de pesquisa colaborativa com
professores e escolas públicas no Programa da FAPESP, “Melhoria do
Ensino Público” (MARIN, 2000; DIAS-DA-SILVA, 2003) , entre outros,
bem como em trajetória de quase uma década de realização de projetos
desenvolvidos pelos Núcleos de Ensino da UNESP
problematizar alguns aspectos nevrálgicos para viabilização dessa parceria
universidade-escola, cujo enfrentamento é bastante delicado, desnudando
outras ciladas oriundas da reestruturação das licenciaturas.
Um primeiro aspecto que merece ser alvo de análise e reflexão diz
respeito à relação das universidades com as políticas públicas que norteiam
as reformas educacionais. Considero central registrar que, nesses últimos
anos, em muitos estados brasileiros, os organismos estatais têm preferido
parcerias com ONGs e/ou empresas de consultoria para construir seus
projetos curriculares, muitas vezes apontando-as como mais competentes
e objetivas que as equipes de universidades para a proposição de alternativas
para a implantação das reformas pretendidas pelo Estado. Inegável
reconhecermos que, infelizmente, boa parte das políticas públicas brasileiras
não se assenta sobre nossos resultados de pesquisa, como já sinalizava
Torres (2000). Nesse caso, a parceria universidade&escolas pode reduzir a
tarefa de formação de professores à disseminação e/ou implantação de
projetos educativos que muitas vezes são contraditórios com o projeto
formativo construído pela universidade em seus cursos de licenciatura.
Além disso, é inevitável registrarmos também as implicações político partidárias
no processo de gestão educacional dos sistemas educacionais
brasileiros: a necessária contribuição que a pesquisa educacional pode – e
deve – dar às políticas públicas é, muitas vezes, interpretada partidariamente.
Em função disso, os resultados de nossas pesquisas e estudos são
qualificados ou desqualificados. É como se o papel do pesquisador na
escola se restringisse à defesa intransigente ou do modelo vigente ou de
sua crítica, dependendo da filiação do pesquisador/a, como se qualquer
reforma educacional pudesse apagar a história de fracasso escolar desse
país. Ou pior, como se pudéssemos refletir sobre educação numa
perspectiva meramente técnica ou gerencial, ignorando sua essência política.
Não raro, esse traço estereotipado de nossa cultura escolar pode impedir
o acesso de “grupos contrários” à política vigente para implementarem
projetos de parceria com escolas, alijando professores e alunos, quer da
Universidade quer das escolas básicas, da elaboração de projetos alternativos
para transformação do trabalho escolar.
Por outro lado, apesar de a LDBEN preconizar autonomia de projeto
pedagógico, continuamos a presenciar a homogeneidade no cotidiano de
escolas públicas: desde os horários e períodos letivos até o desenho curricular
e composição do corpo docente e técnico, a grande maioria de nossas loci privilegiados de inovaçãose transformem em
redes de auto-formação continuada, como sugere Nóvoa (1991); ou que
escolas
e Hargreaves (2000), reconhecendo claramente a dificuldade de construção
dessa proposta. Além disso, pesquisas recentes (LOURENCETTI, 2004),
por exemplo, apontam os riscos do desinvestimento profissional e da
intensificação do trabalho docente nas escolas públicas. Elas mostram que 6 .professors e teachers, mesmo entre osprofessores se
As condições de trabalho dos professores e dos formadores de
professores
Ludke (1994, p. 7), agudamente, já sinalizava há mais de dez anos:
A licenciatura não é uma atividade valorizada, não recebe
incentivos nem estímulos e, até, pode acarretar, para
os que a ela se dedicam, uma certa reputação um pouco
inconveniente, na medida em que os afasta das
atividades nobres ligadas usualmente à pesquisa.
Qualquer reforma curricular e construção de novos projetos educativos
em nossas universidades hoje esbarra nas regras e ritos para o trabalho docente
na área de Educação. A exigência de implantação das novas Diretrizes não
implicou qualquer alteração das estruturas acadêmico-administrativas das
universidades, mais uma grande cilada para fragilizar sua viabilidade.
Nas carreiras médicas tanto a realização de disciplinas de natureza
teórico-práticas, quanto dos estágios implica reduzido número de alunos
sob responsabilidade de um docente e envolvimento direto de técnicos e
auxiliares especialmente contratados para instrumentalizarem o trabalho
formativo, incluindo financiamento direto de profissionais experientes (ou
mesmo residentes) para acompanharem a formação profissional dos
graduandos. Enquanto isso, nas licenciaturas a carreira universitária se reduz
a contratos que se voltam ao ensino de uma disciplina nuclear (ou conjunto
de disciplinas), de natureza teórica, com carga horária mínima exigida
Em muitas instituições, um docente universitário não pode justificar
trabalho docente a partir das horas (e horas, e horas) empregadas na supervisão
de estágios e/ou realização de projetos cooperativos com escolas. Oficinas,
7 .
workshops
como atividades “extracurriculares”. Esse contexto é perverso para qualquer
projeto competente de formação de nossos graduandos sejam eles bacharéis
ou licenciados. Em qualquer país do mundo hoje as universidades têm clareza
sobre a necessidade do enfrentamento da dicotomia teoria-prática, em todas
as áreas do conhecimento.
Esse contexto se agrava quando consideramos que nenhum(a)
professor(a) universitário(a) hoje tem sua carreira valorizada pelo
investimento em ensino. Cada vez mais é o investimento em pesquisa e
publicações (preferivelmente em revistas estrangeiras, com
confere mérito e destaque ao docente universitário. Tais regras valem não
apenas para médicos ou matemáticos, físicos ou historiadores. Valem
também para os docentes da área de Educação, é fundamental registrar.
Do ponto de vista das regras curriculares é bom lembrar, por exemplo,
que se na área da saúde – assentada em legislação específica do Ministério
da Saúde e/ou recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)
– as universidades cumprem a regra de que as disciplinas profissionalizantes
restrinjam o número máximo de alunos por turma, na área da Educação
isto não ocorre. Não há qualquer legislação impedindo que um único
docente se responsabilize pela supervisão de atividades práticas de 100 ou
mais licenciandos, cenário perverso particularmente nas faculdades privadas.
Perverso, sobretudo, quando consideramos que boa parte dessas instituições
de ensino superior não dispõe sequer de laboratórios didáticos ou acervo
básico de materiais escolares e didáticos para serem alvo de estudo dos
licenciandos. Não contam, sequer, com medidas mínimas de apoio e infra-
Considerações finais
Com todas essas ciladas materializando a fragilidade política da área
de educação nas disputas pelos campos na universidade, nesses dois anos
não foram poucas as universidades públicas que se viram obrigadas a
produzir documentos relendo a legislação. Exemplifico com trecho de
documento da UNESP que reconhece:
Apesar dos pareceres e resoluções do CNE permitirem
o aligeiramento da formação dos professores, lutar
contra isso é ponto de honra para as verdadeiras
Universidades: não devemos abrir mão da formação
teórica sólida de nossos alunos e muito menos
concordar que sua formação se reduza a três anos,
criando com isso – também concretamente – o
profissional “de segunda linha” dentro da
Universidade (CARVALHO 2003a, p. 218).
É imprescindível registrar que a grande maioria dos cursos de
formação de professores no Brasil não é de responsabilidade das 8 .
universidades públicas e tiveram seus cursos de licenciatura reestruturados
para se conformar às resoluções do CNE, muitas vezes, inclusive,
enfrentando o desacordo dos educadores que compõem o corpo docente
dessas instituições formadoras.
Enquanto isso, em boa parte das universidades públicas, esse cenário
tem feito com que os docentes comprometidos com a construção de
projetos político-pedagógicos sólidos para nossas licenciaturas estejam
enfrentando inúmeros embates e, muitas vezes, de forma isolada, numa
universidade fragilizada pela precarização de nossas condições de trabalho,
levando a um imenso esforço e desgaste pessoal
A agenda do início do século aponta que sejamos propositivos,
sob pena de perpetuarmos o denuncismo imobilista de que somos
acusados. Perante a isto, não tenho dúvidas em sugerir a imprescindível
necessidade de juntarmos nossas forças com objetivo muito claro de
valorização do trabalho docente e do conhecimento historicamente
produzido (e racionalmente mediado) como ferramentas essenciais
na consolidação de uma escola pública de qualidade como direito
inalienável de cidadania, num país com história injusta e desigual. Para
isso, são igualmente imprescindíveis alterações nas condições de
trabalho dos professores e reconstrução das regras e ritos que
norteiam os sistemas escolares e as universidades. Não há como
“implantar diretrizes” sem que todo um conjunto de condições de
trabalho e formação seja alterado[...]
Formar professores na universidade implica um projeto específico e
partilhado por todos os docentes da licenciatura (não apenas os pedagogos).
Implica envolver escolas, professores e a sociedade nesse processo de
formação. Precisamos reconhecer que professores são intelectuais,
profissionais sujeitos de seu próprio trabalho, protagonistas da prática
pedagógica, portanto competentes para analisarem a realidade e recriarem
alternativas de ação político-pedagógica. Mas é decisivo que eles disponham
dos fundamentos para essa reflexão, que eles se apropriem das análises e
interpretações construídas pelos investigadores sobre o universo social e a
escola brasileira. É central que essa reflexão implique o compromisso desse
professor com a transformação da sociedade injusta de que ele e seus
alunos fazem parte, construindo mecanismos para se contrapor a essa
escola excludente e autoritária. Mecanismos que precisam incluir também
a quebra do isolamento e alheamento profissional dos professores e dos 9 . Nesse sentido, indiscutivelmente a
scores
bombardeio ideológico em documentos que, entre outros, afirmam
que basta testar as competências dos futuros professores
exigir uma longa lista de cursos e graus escolares
2001, p. 7). No limite, alguns desses documentos norte-americanos
afirmam textualmente “a habilidade dos professores parece ser muito
mais uma função decorrente de seus talentos inatos do que da qualidade
dos cursos de educação.” (COCHRAN-SMITH; FRIES, 2001, p. 5).
É sob esse cenário que gostaria que minhas ciladas fossem
interpretadas: nos USA esses discursos são explícitos e objetivamente
apontam para a desqualificação da formação de professores considerada
como perda de tempo e dinheiro; já no Brasil os discursos continuam
camuflados, quando não cínicos: enquanto vimos repetir-se a afirmação
da importância da educação e da profissionalização dos professores,
multiplicam-se os projetos aligeirados e frágeis, sob a égide da valorização
da prática. Enquanto unanimemente nos convencemos da importância de
não padronizar currículos mínimos e incentivar a construção de projetos
pedagógicos autônomos, ampliam-se programas de licenciatura que
ignoram os fundamentos educacionais.
Se aliarmos o escasso número de vagas nas universidades públicas
brasileiras às declarações recentes de membros do MEC apontando que
“milhares de jovens estão concluindo o ensino médio sem ter aulas de
matemática, física, química e biologia porque há falta de 270 mil
professores na rede pública” (MEC..., 2004), não tenho dúvidas tem
temer, cada vez mais, que nossas licenciaturas paguem o preço por uma
expansão irresponsável...
Notas
1 Na grande maioria de nossos estudos recentes, os professores se tornam
foco da cena educacional, reconhecidos como protagonistas da
prática pedagógica. Conceitos como profissionalização e/ou
proletarização do magistério, cultura escolar, socialização profissional,
feminização do magistério, etapas da carreira docente e formação continuada,
bem como pensamento, tarefas, tomadas de decisão, saberes,
crenças e valores dos professores passam a fazer parte do universo
dos estudos educacionais em todo o mundo e também no Brasil.
2 Foram instituídas pelo Parecer CNE/CP 09/2001(BRASIL, 2001) e
Resolução CNE/CP 01/2002 (BRASIL, 2002a). Tais documentos apresentam
os princípios orientadores amplos, as diretrizes para uma política
de formação de professores que norteiam a organização e a estruturação
dos Cursos de formação, inspiradas na discussão de competências e de
conhecimentos necessários para o desenvolvimento profissional, a organização
institucional da formação de professores e as diretrizes para a e-mails trocados com colegas de outrasextremamente complicadas, as coisas.” Como registrou um colega, co-autor dasJamais imaginaríamos que isso fosse ocorrer [...] os colegas estão agindo
estruturação da matriz curricular. De acordo com essas diretrizes, caberá
à instituição a construção do projeto político-pedagógico do Curso.
3 Algumas frases registradas em
universidades públicas acerca das discussões realizadas em cada Universidade
são bastante significativas: “
aqui vão de mal a pior, a educação só está perdendo espaço, não agüento mais o
umbigo epistemológico dos Institutos, não agüento mais pelegos falando sobre educação
como se fossem donos da verdade
diretrizes: “
com má-fé [...] a disputa teórica chegou às raias de um corporativismo cego.
4 Apesar das críticas mordazes que fizemos aos colegas, penso ser inegável
reconhecer nossa incapacidade em disseminar as reflexões e análises
que vem sendo produzidas pela área de Educação, para além dela.
5 A Universidade Estadual Paulista (UNESP) foi, talvez, a universidade
pioneira no Brasil a fomentar projetos de parceria universidade escola
já em meados dos anos oitenta do século XX. A partir de
1987, em projeto chamado “Núcleos de Ensino”, aglutinou quase
cem docentes universitários das mais variadas áreas do conhecimento
(liderados por colegas da área de Educação) que se aliaram a
professores de ensino público dos diferentes segmentos de escolaridade,
questionando a implantação de projetos de notório saber
gestados em gabinete. A Universidade passava a apostar na construção
de projetos cooperativos entre Universidade e Escolas Básicas,
reconhecendo docentes da Universidade e professores da Rede como
sujeitos de um cotidiano em estudo, parceiros legítimos na produção
de conhecimentos sobre a escola, seus agentes e suas práticas.
6 Maior risco hoje é que as parcerias se reduzam ao oferecimento de
estagiários às escolas que, muitas vezes, têm se aproveitado deles como
“mão-de-obra” qualificada e barata até para compensar a precariedade
de funcionários ou o absenteísmo docente.
7 Situação que se agrava nas instituições privadas, cujos contratos de
trabalho reduzem os professores a trabalhadores “horistas”, sem vínculos
com a construção de seus projetos político-pedagógicos, muitas
vezes apenas redigidos/elaborados por especialistas contratados
(e remunerados) para sua elaboração.
8 Não raro, lideranças históricas da universidade pública estão se aposentando
como forma de continuarem vivos, impactados por doenças
de natureza psicossomática. Temo que atualmente os consultórios
de terapeutas consigam mais presença de docentes universitários
do que reuniões de congregação.
9 Preciso registrar que não considero que esses meios astutos foram
intencionalmente construídos pelos colegas da área de educação! Reverencio
aqui o empenho do colega Jamil Cury que não poupou
esforços ao realizar um verdadeiro périplo pelas universidades do
país em defesa da profissionalização dos professores.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/
2002.
Republicada por ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4
de março de 2002. Seção 1, p. 8.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/
2002.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional.
248, 23 dez.1996. p. 27833-27841.
BRASIL.Parecer 09, de 08 de maio de 2001. Diretrizes curriculares para
a formação inicial de professores da educação básica em cursos de nível
superior.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/
009.pdf>. Acesso em: 13 set. 2005.
CARVALHO, L. M. C.; DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F. PENTEADO,
M.; TANURI, L. M.; LEITE, Y.F. e NARDI R. Pensando a licenciatura
na UNESP.
9, n.9/10, p. 211-232, 2003a.
CARVALHO, L. M; CAVALARI, R. M. F.; CAMPOS, M. J. O. Educação
ambiental e materiais impressos: o processo educativo e as práticas
pedagógicas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Poços
de Caldas.
em:< www.anped.org.br>. Acesso em: 23/02/2005.
CATANI, D. B. et al.
Brasiliense, 1986.
CHAKUR, C. R. S. et al.
do campus de Araraquara
para Debate, 1).
COCHRAM-SMITH, M.; FRIES, M. K. Sticks, stones and ideology: the
discourse of reform in teacher education.
v. 30, n. 8, p. 3-15, 2001.
DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Projeto pedagógico e escola de periferia:
viabilizar um sonho ou viver um pesadelo. In: MARIN, A. J.; SILVA, M.
S.; SOUZA, M. M. (Org.).
2003. p. 119-144.
______. A cultura da escola pública e a pesquisa colaborativa com
professores: alguns conflitos.
166, 2001.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
KUENZER, A. Z. As políticas de formação: a construção da identidade
do professor sobrante.
p. 163-183, 1999.
LOURENCETTI, G. C.
no trabalho docente. 2004. 161f. Tese (Doutorado em Educação
Escolar)-Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista,
Araraquara, 2004.
LUDKE, M. Avaliação institucional: formação de docentes para o
ensino fundamental e médio (as licenciaturas).
1, n. 4, p. 05-96, 1994.
MARIN, A. J. et al. Desenvolvimento profissional docente e transformações
na escola.
MEC pode usar ensino à distância por falta de docentes.
Paulo
educando/noticias/2004/nov/08/156.htm.>. Acesso em: 23 fev. 2005.
MENEZES, L. C. Formar professores: tarefa da universidade. In:
CATANI, D. B. et al.
Paulo: Brasiliense, 1986.
MORAES, M. C. M. Recuo da teoria. In: MORAES, M.C. M. (Org.)
Universidade, escola e formação de professores. São
Iluminismo às avessas
docente. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
______. Incertezas nas práticas de formação e no conhecimento
docente. In: MOREIRA, A. F.; PACHECO, J. A.; GARCIA. R. L. (Org.)
: produção de conhecimento e políticas de formação
Currículo
NÓVOA, A. (Org.)
PAGOTTO, M. D. S.
(Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação da UNICAMP,
Campinas, 1995.
PATTO, M. H. S. Formação de professores: o lugar das humanidades.
In: Barbosa, R. L. L. (Org.)
São Paulo: Editora UNESP, 2004.
PEREIRA, J. E. D.
poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
POPKEWITZ, T. A administração da liberdade: a cultura redentora das
ciências educacionais. In: WARDE, M. J. (Org.)
críticas e perspectivas. São Paulo: PUC/SP, 1998.
ROSENBURG, C. Nota alta.
SAMPAIO, M. M.
Fapesp, 1998.
SOUZA, R. F.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias
do Banco Mundial. In: TOMMASI, L; WARDE, M. J.; HADDAD, S.
(Org.).
2000. p. 125-193.
ZEICHNER, Z. M.
Lisboa: Educa, 1993.
Policies for teacher education in Brazil:
the traps of teacher training reforms
Abstract:
This article analyzes some of the traps
set by educational policies and reforms
that concern teacher education at Brazilian
public universities in recent years (2002-
2004), as these universities were forced
to implement the National Curriculum
Guidelines for Teacher Education. The
article points out the close association
between these guidelines and the
weakened role of educational experience
and information in teacher education
programs and the deregulation of
teacher training. Based on both the
conflicts present in daily university life
and collaborative research with teachers
and public schools, the article also
questions key aspects related to
curriculum reform: educational
knowledge, the University-School
partnership, and working conditions for
teachers and teacher educators’.
Key words:
Teacher training. Curriculum-changes.
Higher education.
Políticas de formación de professores
en Brasil: armadillas de la
reformulación de las licenciaturas
Resumen:
El presente artículo analiza algunas
armadillas que se desencadenaron en los
últimos dos años en Brasil (2002/2004)
a partir de la exigencia de la reformulación
de los cursos de licenciatura en las universidades
públicas que tuvieron que responder
a la implementación de las
Directrices Curriculares Nacionales para
la Formación de Profesores que,
mostraron y marcaron la fragilidad del
papel formador del conocimiento educacional
y la desprofesionalización de los
docentes. De esta forma, este texto tiene
el objetivo de problematizar algunos aspectos
neurálgicos implicados en la
reformulación curricular, en especial: el
conocimiento educacional, la relación
universidad – escuela y las condiciones
de trabajo de los profesores y sus formadores,
mediante la interpretación de los
conflictos y las adversidades que
estuvieron presentes en el cotidiano
universitario como así también, mediante
el análisis derivado de la experiencia
de la investigación colaborativa con
profesores y escuelas públicas.
Palabras-clave:
Formación de professores. Currículumcambios.
Ensino superior.
Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva
Araraquara Rodovia Araraquara/Jaú - km 1
CEP - 14800-901 Araraquara – SP
Tel (16)3301 6244
E-mail:
malena@fclar.unesp.br
Recebido em: 23/05/2005
Aprovado em: 13/06/2005
: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.A UNESP e a formação de professores. 1995. TeseTrajetórias e perspectivas da formação de educadores.Formação de professores: pesquisas, representações eNovas políticas educacionais:Exame, São Paulo, v. 36, n. 7, abr. 2002.Um gosto amargo de escola. São Paulo: EDUC/Templos de civilização. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.O Banco Mundial e as políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez,A formação reflexiva de professores: idéias e práticas.
Universidade, escola e formação de professores. São Paulo:Repensando a reestruturação dos cursos de licenciatura. Araraquara: FCL, 2004. 37p. (Coleção TextosEducational Researcher, Washington,Situações didáticas. Araraquara: JM Editora,Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p 149-A escola como organização aprendente.Educação e Sociedade, Campinas, ano 20, n. 68,Mudanças sociais e reformas educacionais: repercussõesCadernos CRUB, Brasília, v.Pró-posições, Campinas, v. 11, n. 1, p. 14-25, 2000.O Estado de São, São Paulo, 8 nov. 2004. Disponível em: <www.estadao.com.br/
Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002a. Seção 1, p. 31.Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002b. Seção 1, p. 9.Diário Oficial da União, Brasília, ano CXXXIV, n.Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, anoAnais eletrônicos...Poços de Caldas, 2003b. v. 1, p. 1-18. Disponível
em testes de avaliação dos alunos – estão sendo submetidos a umao invés de(COCHRAN-SMITH; FRIES,
docentes universitários e sua partilha consciente com a construção de uma
prática pedagógica democrática e comprometida com o conhecimento
historicamente acumulado e valorizado pela humanidade.
Ao tentar analisar as difíceis questões com que temos nos defrontado e
problematizá-las como ciladas, gostaria de provocar uma reflexão no sentido
de que talvez tenhamos sido ou estejamos sendo enganados. Ciladas são meios
ardilosos, são estratégias astutas para iludir
melhor forma de evitar armadilhas é descobrir que elas existem. Só assim
podemos buscar instrumentos para enfrentá-las ou desarmá-las.
Não tenho dúvidas em afirmar que o melhor mecanismo para desarmar
essas ciladas é a defesa da profissionalização dos professores, mediante a
construção de cursos de licenciatura que igualmente valorizem o domínio de
conhecimento e a formação educacional dos professores, sob pena de
perpetuarmos demandas de formação continuada para preencher lacunas
de uma formação inicial insuficiente e precária.
Se para alguns essas proposições parecem óbvias, cumpre
provocá-los com a discussão que atualmente permeia os Estados
Unidos de Bush, onde impera um forte movimento pela
desregulamentação da profissão docente, sustentado por grupos
políticos conservadores e fundações privadas em defesa do fim da
educação pública naquele país. Recomendo, enfaticamente, a leitura do
brilhante artigo de Cochran-Smith (2001), atual presidente da American
Educational Research Association (AERA) e uma das mais respeitadas
pesquisadoras educacionais no mundo. Nesse trabalho ela desvenda os
ardis discursivos a que estão sendo submetidos os educadores norteamericanos
que – sob o manto da objetividade de resultados de pesquisa
impõem a hegemonia do modelo empresarial, voltado para
performance e produtividade dos professores reconhecida mediante
estrutura que viabilizem estágios em escolas públicas de periferia, escolas
destinadas aos alunos oriundos das camadas populares pauperizadas –
material e culturalmente – que deveriam ser nosso alvo preferencial de
investimento profissional.
Outra questão nevrálgica é o investimento das universidades nos
profissionais parceiros da formação: nos países desenvolvidos, os
professores tutores (professores da escola básica) das escolas parceiras
da universidade são remunerados para realizar o trabalho formativo
com os licenciandos, seja pelo sistema escolar de que fazem parte seja
pela Universidade que reconhece seu trabalho formador – ou seja, não é
o docente universitário que responde sozinho pela realização e supervisão
das atividades práticas dos iniciantes. Num contexto de trabalho
intensificado, em que os professores brasileiros do ensino fundamental e
médio se vêem assoberbado de tarefas e demandas, imersos num cotidiano
contraditório com condições precarizadas de trabalho, qual será a
recompensa profissional que a universidade e a rede de ensino atribuirão
ao investimento (de tempo e trabalho) dos professores parceiros em
nossos projetos de formação?
, laboratórios e seminários têm sido, no Brasil, considerados apenasreferees) que
a construção de escolas como espaços formativos e de experimentação,
como organização aprendente – como defendem os colegas estrangeiros
– certamente não é ponto forte da cultura de nossas escolas e pode estar
muito longe do poder de ação dos professores e da universidade
Finalmente é decisivo registrar: as ciladas não se reduzem apenas às escolas
e sistemas escolares. É inevitável reconhecer também a ignorância e omissão
da universidade com relação ao cotidiano das escolas básicas. É imperioso
reconhecer o apartamento existente entre
colegas da área da Educação. Freqüentemente presenciamos a reação de grandes
cientistas, pasmos ou indignados quando se confrontam com os cadernos e
provas produzidos por seus próprios filhos na escola ou irritadíssimos com o
precário domínio da leitura e escrita dos seus alunos ingressantes na universidade
e/ou, sobretudo, na Pós-graduação. Entretanto, esses mesmos
mantêm apartados do cotidiano de escolas, num processo de exterioridade
em relação aos demais professores, como se tudo que acontecesse lá não nos
dissesse respeito, reiteradamente se omitindo[...] Será que a tarefa de parceria
universidade-escola pode se reduzir ao cumprimento de realização de estágios
na licenciatura ou desenvolvimento de projetos realizados apenas pelos docentes
da área de Prática de Ensino? Por que aos bacharéis apenas compete ficar
comodamente criticando a fragilidade dos projetos educacionais para
desqualificá-los? Qual o papel das universidades na transformação de nossas
escolas de ensino fundamental e médio?
se constituam como organizações aprendentes, como apontam Fullan
escolas padroniza suas normas e procedimentos. Nesse contexto, é
extremamente difícil que os sistemas escolares reconheçam uma escola
como “laboratório vivo”, abrindo exceções em seus ritos administrativos
para viabilizarem experimentação de alternativas de gestão e de ensino
decorrentes dos projetos construídos conjuntamente com a universidade.
Essa homogeneização do cotidiano, implicada no cumprimento de regras
e ritos para todos os professores e escolas, condiciona diretamente a
elaboração de propostas de transformação que poderiam estar sendo
gestadas quer nas escolas quer nas universidades. Vale registrar que tal
homogeneização não é exigida para as escolas privadas – que, talvez
exatamente por isso, possam se tornar
educacional e se converterem em locais preferenciais para a realização dos
estágios e consolidação de parcerias.
Pensar parcerias hoje implica, portanto, reconhecer estas armadilhas
do cotidiano escolar, condicionadas por leis de um sistema escolar
impactado por infindáveis reformas/projetos educativos que podem
bloquear possibilidades de mudanças e desenvolvimento profissional
docente. Os mecanismos do sistema escolar para reproduzirem o fracasso
são bastante perversos e frustradores – muitas vezes as “normas do
sistema” não estão minimamente preparadas para enfrentar as alternativas
de ação decorrentes de um exercício conseqüente de repensar a escola,
essencial para a concretização de bons projetos formadores de professores.
Apontei em trabalho anterior (DIAS-DA-SILVA, 2001) que a cultura da
escola, suas regras e ritos, decididamente podem bloquear possibilidades
formativas quer para os licenciandos quer para os professores. A escola
tem ritmos próprios, normas e rotinas que condicionam a prática
pedagógica até mesmo dos mais bem sucedidos professores que, apesar
de partilharem nortes políticos e teóricos claros e uma concepção
humanizada de educação escolar, raramente tem poder para enfrentar as
regras da instituição escolar. Vale lembrar que mesmo a literatura estrangeira
aponta o viraser da função formativa da escola: que elas
locus deloci de trabalhos reais,
atualmente necessitam se apropriar de muito mais conhecimentos sobre
a realidade social e escolar – desde analisar as implicações do modelo
neoliberal para concepção de educação até desvendar e interpretar as
culturas jovens, suas tribos e ritos; desde analisar criticamente a sociedade
desigual em que vive até desvendar a contribuição do conhecimento
científico para a interpretação de seus hábitos e práticas; desde decifrar
as novas fontes de informação e seus mecanismos até a contribuição da
arte como possibilidade de enfrentamento da violência que perpassa
nosso cotidiano; desde conhecer profundamente os processos de
raciocínio e pensamento dos alunos até dominar processos e modalidades
de construção de um leitor crítico etc. E todos esses aspectos implicam
domínio do conhecimento educacional – suas teorias, pesquisas e estudos,
seus autores clássicos e contemporâneos, suas análises e interpretações,
suas hipóteses e teses: enfim conhecimento; conhecimento racionalmente
construído, que permita interpretar os homens, suas sociedades e culturas,
seu pensar e seu agir. Como aponta Patto (2004), conhecimento que
implique a atitude filosófica e a problematização da realidade numa
perspectiva histórica. Portanto, não basta aos licenciandos participarem
de projetos e vivenciarem o cotidiano escolar reduzido à perpetuação
do senso comum. Sua formação intelectual é imprescindível!
a priori de princípios pragmaticamente
transformando a formação de professores em feiras de vivências pessoais
partilhadas – como rotularam Carvalho (2003b), cursos que são meras
papel formador que cabe à área de Educação, decorrentes da banalização
e/ou negação do conhecimento educacional. Temo que, semelhante ao
processo de desinvestimento no conhecimento que vem rondando nossas
escolas básicas, também estejamos nos cursos de licenciatura – em nome da
valorização do cotidiano de escolas dos saberes dos professores e suas
“práticas” – negligenciando o conhecimento educacional nos desenhos
curriculares reformulados. Seguem alguns exemplos.
2 .loci reais de trabalho e da construção de projetos pedagógicos com
pedagógica reduzido ao mínimo estabelecido em lei, portanto restrito ao
oferecimento das quatro disciplinas:
Psicologia da Educação, Didática e Prática de Ensino.
locus privilegiado de formação.
sidão qui num tem qem incina, como analisei em trabalho anterior (DIASDA-reflexivos,, correndo o risco de