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O que nos diferencia dos outros seres da natureza não é a inteligência ou a capacidade de ter emoções, de sentir prazer, dor, medo, de nos comunicar ou criar ferramentas, pois isso várias espécies também fazem em diferentes graus de eficiência. O que nos torna únicos é a consciência de nossa individualidade e, entre as conseqüências disso, está o sentimento de separação do mundo, dos outros, da natureza, pois se somos nós não podemos ser o outro.
Ter consciência nos fez também ter subjetividade, um mundo interior, onde construímos e reconstruímos nossa visão de mundo, do outro, de nós próprios. Assim, embora a realidade seja igual para todos, a maneira de perceber, de encarar e interpretar a realidade muda de pessoa para pessoa.
Isso nos obrigou a estabelecer parâmetros do que é aceitável ou não pela sociedade, pois apesar de separados dos outros e das coisas, enquanto seres sociais estamos ligados uns aos outros e tão dependentes quanto todos da natureza. E natureza, aqui, não significa uma visão idealizada de um ser com propósito e intencionalidade, mas o resultado de milhares de anos de evolução sob determinadas condições de clima e calor, distanciamento do sol, inclinação do eixo da Terra, etc. Revela-se então uma outra característica humana que é a tendência de encontrar significado para as questões que não consegue compreender, como se fôssemos incapazes de viver num mundo que não faca sentido. Os gregos antigos, por exemplo, deram à natureza o status de deusa, à qual atribuíram o nome Gaia.
A consciência também nos tornou livres para escolher o que achamos ser melhor para nós, para o mundo, e o livre arbítrio trouxe consigo culpas e responsabilidades, angústias existenciais sobre qual o melhor caminho a tomar. Ao nos vermos livres da natureza, não mais tendo de obedecer aos instintos e compreendendo cientificamente os seus fenômenos, criamos a ilusão de sermos superiores às demais espécies e à própria natureza. Na tarefa de nos tornar humanos, tivemos e ainda temos de enfrentar a natureza, que age e influencia em nossas escolhas através dos instintos - tão ativos em nós quanto em todas as demais espécies, determinando quando temos de lutar ou fugir, comer e parar de comer, por exemplo, e ainda assim, podemos escolher nos manter em situação de estresse sem tentar fugir e comer sem fome. Este enfrentamento resultou no afastamento maior ainda da natureza. Seguir aos instintos passou a ser um atributo dos animais, algo pouco refinado, embrutecido, motivo de vergonha para os humanos.
Criamos a ilusão de sermos os donos da natureza e dividimos o planeta em territórios, e loteamos cada espaço útil, explorando sem culpas, a ponto de já termos passado do ponto de regeneração natural de diversos ecossistemas. As demais espécies foram destituídas de seus direitos, condicionadas à sua utilidade para nós. Se não for útil, então não tem razão de existir.
Em nossa idealização do mundo, nos demos o papel transcendental atribuído aos deuses, pois se somos superiores à natureza, tínhamos de encontrar um significado para nós fora da natureza.
Quando confrontados com as evidências de nossos atos, alguns de nós preferem buscar desculpas para continuar agindo da mesma forma. Para alguns, a idéia de que a natureza possa sofrer um colapso parece um exagero, pois nada do que façamos irá destruir a natureza, embora possamos nos destruir facilmente. Para outros, a Ciência irá nos salvar descobrindo coisas, inventando novas tecnologias que serão capazes de reciclar nossos restos e descobrir novas fontes de recursos. Outros acham inútil lutar, pois o fim está próximo, conforme revelado em algum texto sagrado e, naturalmente, apenas os que acreditarem nisso serão salvos.
Nossa separação da natureza não aconteceu apenas do ponto de vista psicológico, ético, moral ou espiritual, mas também do ponto de vista físico. Reconstruímos o meio ambiente para adaptá-lo às nossas necessidades onde antes existiam ecossistemas. Construímos cidades às vezes confortáveis, bonitas, às vezes não, de concreto, aço e asfalto e com muita rapidez esquecemos que apesar de muito importantes não são as cidades que produzem a água, o oxigênio, a biodiversidade da qual dependemos para produzir alimentos, medicamentos e obter recursos.
O meio ambiente deixou de ser tudo o que existe, para ser o que existe em torno de nos, como se fosse uma espécie de armazém de recursos inesgotáveis para atender às nossas necessidades. Necessidades que deixaram de ser apenas físicas, como comer, morar, vestir, mas também espirituais, como a de demonstrar afeto através da troca de presentes materiais, de obter reconhecimento social e se sentir pertencendo a uma sociedade através da exibição de objetos de consumo. O resultado foi uma sociedade que não só superexplora a natureza, mas que também superexplora seus próprios semelhantes, pois para que uns possam acumular demais outros precisam acumular de menos.
E por que tudo isso? Enquanto as demais espécies submetem-se aos seus destinos, nos angustiamos na busca de respostas, e quando estas não existem, criamos nós próprios utopias e visões de mundo que dê sentido a este mundo reinventado. Qual é o propósito de nossa espécie? Para que estamos aqui? De onde viemos? Para onde vamos? Por que sofremos com terremotos, vulcões, tsunamis, secas, enchentes, furacões, fome, AIDS, epidemias, etc.? Cometemos algum pecado pelo qual estamos sendo punidos agora? Teremos tempo de evitar um colapso ambiental global? Continuaremos existindo enquanto espécie ou já estamos em declínio rumo à extinção? Alguns se satisfazem com a idéia de deuses e diabos voluntariosos nos manipulando, outros se amparam na idéia de que somos filhos e filhas de seres de outros planetas que nos visitaram no passado e que alguns acreditam que ainda estão entre nós. Outros acreditam que surgimos do caos e do acaso, não importa, ninguém saberá a verdade final mesmo e, neste particular, qualquer idéia serve, desde que tenha significado e nos permita viver em paz conosco mesmo e com os outros, que nos anime a querer serem pessoas melhores e lutar para termos um mundo melhor.
O fato concreto é que nenhum de nós escapará vivo do Planeta que, ao contrário de nos pertencer, nós é que pertencemos a ele e o compartilhamos com todas as outras espécies. Ou nos reinventamos, imaginando outro jeito de estar no Planeta, ou corremos risco de desaparecer antes do tempo. Uma coisa é certa, o Planeta começou sem nós, e acabará sem nós. A questão que importa não é quando acontecerá o fim, mas o que posso fazer, aqui e agora, enquanto tenho vida e saúde para abreviar este fim e aproveitar este presente que todos os dias o Planeta nos proporciona, o de viver. E a vida é bem curta.
* Vilmar Sidnei Demamam Berna é escritor e jornalista, fundou a Rebia – Rede Brasileira de Informação Ambiental (http://www.portaldomeioambiente.org.br/) e edita, deste janeiro de 1996, a Revista do Meio Ambiente (que substituiu o Jornal do Meio Ambiente) e o Portal do Meio Ambiente (http://www.portaldomeioambiente.org.br/). Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da ONU para o Meio Ambiente e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas.

Por Vilmar Berna*, Envolverde, Atualizado: 19/4/2011 15:56



O ORIENTADOR EDUCACIONAL...
  • Deve conhecer bem toda a comunidade da escola onde trabalha, principalmente seus alunos, para que realize suas atribuições a contento.
     
    TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS:
     
    • A  O B S E R V A Ç Ã O:  Tem grande emprego e importância na Orientação educacional.
    • Observação sistemática: Quando há a intenção de observar algo definido. Exige um planejamento anterior adequado. ( o que deve ser observado, por quem – Or. E, funcionários, professores - , quando, onde, em que circunstâncias, por quanto tempo, registro, etc). Tem que se tomar cuidado com os aspectos éticos sobre o que observar e como registrar.
    • Observação assistemática : Quando ocorre casualmente, quando algo chama a atenção do observador.
    • A  E N T R E V I S T A : Constitui outra técnica muito usada pelo Or. E. pois lida essencialmente com pessoas, necessitando manter um contato mais ou menos frequente com elas. Visa um atendimento individual e tem indicações específicas.
    • n
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    • PARA O REGISTRO DAS ENTREVISTAS: Gravação da entrevista ou anotações no momento de sua realização, costuma inibir o entrevistado. Recomenda-se que as respostas sejam registradas logo após o seu término   
    • O S  Q U E S T I O N Á R I O S : Podem ser utilizados antes ou depois de uma entrevista. Somente farão sentindo se realmente forem úteis. Uma pergunta sem finalidade pode cansar, aborrecer
    • Entrevista não estruturada : É a mais utilizada pelo Or. E. , pois por vezes é solicitada por outras partes (pais, alunos, professores), e os problemas são ouvidos, encorajando o entrevistado a colocar os seus problemas, dúvidas e sugestões.
      Entrevista estruturada: o Or. E. poderá levar um roteiro com o conteúdo e ordem das questões. (para evitar induções). O número de itens não deve ser muito grande para não cansar o entrevistado. Ele deve tentar não perguntar dados que podem ser conseguidos em outras fontes e formular as perguntas com clareza de acordo com o nível de compreensão de quem estiver respondendo, sem manifestar reações verbais ou não verbais durante as respostas. ESTE TIPO DE ENTREVISTA LEVA A RESULTADOS MAIS PRECISOS.
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    Outros instrumentos
     Técnica sociométrica
    nTestes psicológicos como os de interesse (que são adquiridos em firmas especializadas).
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    psicólogos por exemplo.
    Recebimento de resultados de outros testes, aplicados por
    O Or. E. deve ter o controle da entrega e devolução de questionários bem como tentar mecanizar o seu retorno.
    Devem ser respondidos na hora pois podem se perder quando levados para casa pelos alunos ou não respondido pelos pais.
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  • O convívio com estes alunos, pais e comunidade contribuirá para aumentar a capacidade de seu desempenho.
    Quanto mais apurado for este conhecimento, o trabalho tende a ficar mais fácil e eficaz.
PROFª:MARCIA D VAISBIH.