twitter
rss

Formular o currículo escolar, não é tarefa fácil. Apesar da não ter muita experiência com o ambiente escolar. Tenho lido muito a respeito. E estou muito surpresa com as várias implicações que encontrei a cerca da formulação do currículo escolar. 
O que a princípio, parecia ser uma tarefa simples. Tornou-se algo complexo e delicado. Depois de ler o texto sugerido e pesquisar bastante a respeito, assim como Borges eu penso que o currículo está sim ligado intimamente às questões culturais. E acredito que através do currículo podem ser determinados quais os “conhecimentos” que irão prevalecer através das gerações. O que tenho visto muito como mãe de três filhos que estudam. É a falta de preparo de determinados educadores, agora me pergunto, será que grande parte deles sabem da real importância do currículo a longo prazo?
O currículo devera ser formulado de maneira que as diferenças culturais ou qualquer outras sejam respeitadas e preservadas. Lembrando sempre que antes de ensinar, devemos aprender: Às vezes a mesmas coisas de diversas formas.
O desafio mais importante será, então, o de “reconstruir o currículo, não tanto como movimento que venha de fora, mas, sobretudo como competência humana integrada na velocidade dos tempos, inclusive para poder humanizar os processos inovadores” (Demo, 1998, p. 30).

Entre em contato com a autora


0 comentários:

Postar um comentário