twitter
rss

Questionário de Currículo

  1. Segundo Araújo como ocorre o currículo oculto nas escolas?
R= Segundo ele os professores utilizam acontecimentos esporádicos no cotidiano escolar para promover discursões...

2.      Limpar a casa, o bairro, a cidade...
Terrenos baldios, ruas sem árvores e valetas com esgoto a céu aberto. Essa é a realidade do bairro do Boqueirão, em Curitiba. Para mudá-la, os alunos da Escola estadual Luíza Ross queriam transmitir aos moradores da vizinhança noções de higiene, saneamento e saúde. Começaram fazendo o mapeamento da região, como tema transversal. Em Geografia, estudaram mapas e noções de orientação sexual. Em Ciências, a poluição da água e do ar e a importância da arborização. Nas aulas de Português, a missão era escrever panfletos informativos. O passo seguinte foi plantar árvores e flores no colégio e nas casas e distribuir os folhetos entre os moradores, disseminando noções de saúde e higiene. "A participação, foi maciça", festeja a professora de Ciências Kleine. Quais são as finalidades educativas do 2º caso, tomando as temáticas transversais como eixo vertebrador? 
R= Os temas transversais aqui são o eixo vertebrador e as disciplinas são os meios, os instrumentos, pois temos uma educação por valores;
A educação tem os temas transversais como finalidades e as disciplinas usadas como meio para desenvolver os valores;
     Os centro das preocupações dos temas transversais são os problemas sociais;
      Pautada numa educação dialógica, democrática, em busca da resolução de conflitos no cotidiano.

  1. Quais são as finalidades educativas do 1º caso tomando as temáticas das disciplinas como eixo vertebrador?
R= Aqui as diciplinas são o eixo vertebrador com finalidades tradicionais, ou seja, as disciplinas como fins;
Os temas transversais neste caso têm um papel secundário, pois são usados ocasionalmente;
Pautado em atividades pontuais, as disciplinas são trabalhadas e ministradas em palestras e assessorias;
Trabalhas com ONGS e projetos incorporados aos temas transversais;
Professores trabalham o currículo oculto para promover discursões com os alunos.


  1. Diferencie Progressão Continuada de Promoção Automática.

R= Progressão Automática: Independentemente dos avanços conquistados pelo aluno, ele era aprovado.
Progressão Continuada: Cria mecanismos de ajuda para os alunos como: recuperação, segunda chamada, segunda avaliação para que o mesmo avance a diante.

  1. Segundo a visão liberal a escola tem a sua eficácia na equidade, (“as desigualdades devem ser compensadas no interior da escola”) não levando em conta o nível socioeconômico. Todos devem aprender em nível elevado. Cabe a escola encontrar meios de ensinar tudo a todos. Levando em conta a afirmativa, apresente a função da escola liberalista.
  R=Prover o ensino de qualidade para todos os estudantes indistintamente

  1. Para Luís Carlos Freitas a Lógica da Escola é:
R= 
  1. Colemam (1966), em suas pesquisas mostrou por meio um relatório que o nível socioeconômico era mais determinante dos resultados dos alunos do que os recursos pedagógicos que poderiam ser arregimentados para prover sua aprendizagem. Mais tarde, a correção introduzida em suas conclusões foi de que o nível socioeconômico não é uma determinante e sim uma variável. O Ex. Ministro da educação do governo Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato Sousa, Concordou que o nível socioeconômico é uma determinante dos resultados dos alunos, quando tentou interpretar e justificar o mau desempenho de estudantes brasileiros em um teste internacional de português e matemática ao dizer: “Sistema educacional brasileiro não opera no vácuo, ele é reflexo direto da situação social brasileira. Quando se leva em conta o desempenho segundo fatores como idade, faixa de renda e escolaridade dos pais, a variável que causa a maior diferença de mídia é a faixa de renda do participante. (...) quanto menos a escolarização dos pais pior o desempenho do aluno. Não adianta  pegar um aluno da escola pública do Jardim Ângela, em São Paulo, que nunca teve um único livro dentro de casa, e querer que ele tenha o mesmo desempenho dos filhos das famílias de leitores deste jornal, que provavelmente já estão na segunda ou terceira geração de ensino superior. (Souza, 2001). Comente.

R= O Sr. Ministro da educação naquela época equivocou-se ao dizer que o nível socioeconômico, que a falta de escolarização dos pais, que o não contato desde cedo com nenhum tipo de livro determina o desempenho dos alunos. Segundo Colemam em suas pesquisas o fator socioeconômico determinava sim o desempenho dos alunos, pórem mais tarde concluiu que este  era uma variável e não uma determinante no desempenho dos alunos.

  

  1. Para José Carlos Freitas a Escola eficaz seria aquela que:
  R= Ensina o conteúdo, prepara o estudante, o cidadão para autonomia e para a auto-organização para intervir na sociedade com vistas a torná-la mais justa no sentido da eliminação da exploração do homem pelo homem. Segundo o autor tudo depende dos fins que atribuiremos a escola.
  1. Como está estruturada a avaliação escolar de base positivista?
R= A avaliação escolar positiva estrutura-se nas ideias de mérito, julgamento, punição, recompensa, atividades pontuais pautadas no exame classificatório.

  1. Como está estruturada a avaliação escolar na vocação antipositivista?
R=Este tipo de avaliação estrutura-se no dinamismo do processo aprender-ensinar que se realiza plenamente pautada na exploração, na curiosidade do educando, na avaliação diagnóstica e processual.

  1. Quais críticas podem ser dirigidas a avaliações classificatórias, quantitativas, comparando-a a avaliação qualitativa?
R= Neste modelo de avaliação não se proporciona espaço significativo para diálogos, em que o processo ensino aprendizagem e seus resultados possam ser compartilhados pelos sujeitos nele envolvidos. Já na avaliação qualitativa este diálogo ocorre dinamicamente num processo diagnóstico.

  1. “No cotidiano escolar: avaliando e sendo avaliada, a professora vai aprendendo duas lições contraditórias: é preciso classificar para ensinar; e classificar não ajuda a ensinar melhor, tampouco a aprender mais-classificar produz exclusão e para ensinar é indispensável incluir” (Esteban, Maria Teresa. Escola, Currículo e Avaliação: Ser Professora: avaliar e ser avaliada, p. 23). Como a professora utiliza os conhecimentos adquiridos para minimizar os efeitos da avaliação classificatória?

R= A professora deverá usar conhecimentos adquiridos no fazer, no contato com o outro, por aproximação, saberes que podem ser compartilhados pela experiência e não sistematicamente ensinados;
No olho a professora também avalia seu aluno, (reconhece uma resposta, mesmo que errada, corresponde a um grande avanço para alguns e desinteresse de outros).

  1. Faça uma análise segundo Esteban sobre avaliação como um desafio para uma prática tecida no cotidiano.

 R= Segundo Maria Helena Esteban o processo avaliativo do cotidiano se remete constantemente a uma relação vista muitas vezes como relação de poder, levando à avaliações indiretas da própria professora e pelos resultados dos alunos e alunas que também atribuem valores aos professores. A autora faz uma crítica ao modelo hegemônico (prática de exames) e ver a avaliação como uma pratica de investigação com intenção de distanciar-se da avaliação classificatória. É preciso uma redefinição metodológica de avaliação para acompanhar a transformação epistemológica que a emergência de um novo paradigma anuncia.

  1. Aponte as diferenças existentes no pensamento Liberal e no pensamento Socialista.

R= Os liberais têm os pensamentos capitalistas, inspirados na justiça regida na razão, enfatizam a recompensa pelo merecimento individual, independente do nível socioeconômico todos os alunos deveriam aprender em um nível de domínio elevado;
 Os socialistas lutam pela necessidade da eliminação dos desníveis socioeconômicos e pela distribuição do capital econômico, cultural e social, inspirados nas necessidades comuns e no sentimentalismo enfatizando a igualdade.

  1.  O olhar visionário dos Liberais sobre a educação é pautado na Progressão Continuada já os Progressistas defende os ciclos. Apresente as características de cada um.

R= Liberais: Progressão Continuada -Trabalha com instrumentos de recuperação, reforço, ou seja, motivadores artificiais, com notas/ moeda de troca.
Progressistas: Ciclos-Trabalha com os tempos e espaços, com motivadores naturais, ou seja, com centros de interesse, aprender significativo, com avaliação diagnóstica, com avanços.

  1. Para Bloom há uma hierarquia fora da escola que afeta a constituição das hierarquias escolares. Segundo ele a organização da escola deve ocorrer em tempos únicos, há que se diversificar o tempo de aprendizagem, permitindo que cada um avance a seu ritmo usando o tempo que lhe seja necessário. Explique a partir do texto a cima como deve ser a avaliação.

R= Para Bloom a escola é uma preparação para vida e a avaliação deve ocorrer a parti dos motivadores naturais, ou seja, através dos  centros de interesse e não por meio de motivadores artificiais tendo a nota como moeda de troca.

17.  Faça a correspondência corretamente segundo os conceitos abaixo.

MULTIDISCIPLINAR (1)                 ( 3 )  A interação entre as disciplinas que produz um conjunto unificado de conhecimento.

INTERDISCIPLINAR (2)                  ( 1 ) As diferentes disciplinas abordam o mesmo tema.

TRANSDISCIPLINAR (3)                 ( 2 ) Existe um dialogo entre as disciplinas que promove uma interação entre elas.

  1. Explique como trabalhar projetos como estratégias pedagógicas.
R= Na pedagogia de projetos tudo está interligado: Projeto Político Pedagógico, interdisciplinaridade, a visão totalizante e globalizante do professor, uma educação por valores, os eixos temáticos e os conteúdos significativos  permitindo assim mudanças nas finalidades educativas.

  1.  Qual o caminho a ser percorrido pelo professor pra que seu aluno aprenda segundo a pedagogia de projetos?

R= Primeiro, Deverá partir com seu aluno do senso comum (sincrese) depois para os conhecimentos científicos e por fim levá-los a construção de suas próprias sínteses.

  1. Conceitue sistema de avaliação quantitativa.
Sistema de avaliação Positivista, classificatória baseado no julgamento dos resultados em “certo e errado”;
Avaliação “medida” pelo ranço do positivismo, que desconhece o diagnóstico na valorização dos aspectos quantitativos;
É pontual, pois interrompe o dialogo no processo.


  1. Conceitue sistema de avaliação qualitativa.
Sistema de avaliação anti-positivista, pautada no paradigma emergente ( teoria dialética do conhecimento) que tem como centralidade a compreensão dos sujeitos e da aprendizagem, o que produz uma ruptura com a primazia do resultado característico do processo quantitativo.

  1. Caracterize Progressão continuada.

R= Existência de instrumentos de recuperação, reforço, ou seja motivadores artificiais com a nota como moeda de troca.

  1.  Caracterize Promoção automática.

R= Inexistência de instrumentos para que ajude o aluno avançar no processo ensino aprendizagem, independente dos resultados o educando passa de ano.









OBS: Aqui neste questionário há questões que se repetem, mas que aparecem de forma diferenciada na maneira de perguntar.
Todo ele está baseado em tudo que foi dado em sala de aula pela professora
Ana Lúcia.
Espero que sirva como material de estudo para todos. 


 Eliane.