twitter
rss

 


Apresentado a Universidade Bandeirante, como exigência no curso de Pedagogia, na disciplina de Projeto e Gestão em Agências Educativas sob orientação da professora: Mayre Vigna Custódio.




SUMÁRIO




1. Introdução---------------------------------------------------------------------------------------04 e 05
2. Identificação da Instituição Estagiada-------------------------------------------------------05
2.1 Localização do CEI---------------------------------------------------------------------------------05
2.2 Estrutura Administrativa e Pedagógica-------------------------------------------------------06
2.3 Horário de Funcionamento----------------------------------------------------------------------06
2.4 Níveis de Atendimento---------------------------------------------------------------------------06
3. Caracterização da Instituição-----------------------------------------------------------------06
3.1 Histórico da Instituição--------------------------------------------------------------------07 e 08
3.2 Números de Alunos-------------------------------------------------------------------------------08
3.3 Estrutura Física------------------------------------------------------------------------------------08
3.4 Problemas que Influenciam a Organização do CEI--------------------------------------09
3.5 Relação CEI e Mantenedora-------------------------------------------------------------------09
3.6 Relação CEI e serviços aos Alunos----------------------------------------------------------10
3.7 O CEI e a Profissionalização dos Educadores--------------------------------------------10
3.8 Projeto Pedagógico------------------------------------------------------------------------------10
4. Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Gestão----------------11,12 e 13
5.Conclusão--------------------------------------------------------------------------------------13 e14
6.Referência--------------------------------------------------------------------------------------------15



INTRODUÇÃO

      
       Gestão Escolar é um tema novo, mas de suma importância estratégica, na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais atual em termos de conhecimento, em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.
       Para atender essas exigências o gestor em seu perfil de líder deverá ter uma noção de comportamento que é fundamental dentro de suas funções o que consistirá na maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age, ou reage em suas inter-relações com o seu meio ambiente em resposta aos estímulos que dele recebe.
       Chiavenato (2002) nos mostra que o resultado ou efeito do comportamento tem como origem vários estímulos, entre eles o estímulo de relacionamento com todos os envolvidos no ambiente escolar.
       Não cabe a liderança só ao líder maior do grupo, mas a todos. Cada um é líder de se mesmo, têm pessoas que lideram um grupo, outros seu próprio trabalho e suas próprias ações. A relação entre um líder e seus liderados é peça fundamental para o desencadeamento do sucesso da equipe.
       Os líderes escolares, hierarquicamente colocados como gestores, segundo Chiavenato (2002) são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com os olhos para a realidade de sua missão, mas cabe a todos assumir compromissos, estar abertos a debates, a mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e atentar aos objetivos estabelecidos.
      Gil (2001) nos diz que este profissional precisa dispor de muita competência tais como: ser um agente de mudanças, comprometido com os resultados e acontecimentos e com a situação da organização institucional, mostrar racionalidade, cultura, conhecimento, conhecer sua área de atuação, dialogar com facilidade, estabelecer uma relação de confiança, ter perfil negociador, colocar ênfase nas pessoas, ter comportamento ético, inovador, disposição para assumir riscos com equilíbrio, pensamento estratégico, saber compartilhar responsabilidade, lidar com resistências, perceber sentimentos e propor ações que possam ir à raiz do problema e acima de tudo agindo com equidade.
       A Gestão Escolar é composta de Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e de Recursos Humanos.
       É através de um trabalho COLETIVO, coordenado pela equipe diretiva que envolve a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras instituições que mantêm relação direta ou indireta que permitirá que a Instituição exerça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente.

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA
NOME: Sociedade Beneficente Caminhando para o Futuro/ Núcleo: Brincando Também se Aprende.
ENDEREÇO: Rua Dr Paulo Furtado de Oliveira, nº 370, BAIRRO Jardim Santa Cruz.
Cidade São Paulo, SP.
Fone/Fax (011) 3983-3867
Cep: 02674030

2.2      ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
01 Diretora-Formação Superior em Pedagogia, Pós-graduada em Assistente Social.
01 Coordenadora Pedagógica-Formação Superior em Pedagogia
01 Auxiliar de Enfermagem-Formação em Curso Técnico de Enfermagem
08 Professoras: 03-Formação Superior em Pedagogia, 03-Formação em Nível Médio/Magistério, 01Formação Superior em Pedagogia Incompleto, 01Formação Superior em Pedagogia Incompleto, Magistério.
02 Auxiliares de limpeza: 01-Formação Segundo Grau Completo, 01-Formação Segundo Grau Incompleto.
01 Cozinheira-Formação Segundo Grau Completo.
02 Auxiliares de cozinha: 01-Formação Segundo Grau Completo, 01-Formação Segundo Grau Completo.

2.3      HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Diurno: 7h 00 às 17h 00

2.4      NÍVEIS DE ATENDIMENTO
Educação Infantil: Mini Grupo, 1º Estágio A, 1º Estágio B. 1º Estágio C, 2º Estágio.
Centro de Educação Infantil aberto para Cidadania em parceria com a Paróquia local (funciona nos finais de semana, tendo como objetivo a ocupação dos espaços pela comunidade na catequização dos freqüentadores da Igreja com o intuito de evangelizar, como também, para diminuição da violência no próprio bairro e em seu entorno).

3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

3.1      HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
       O Centro de Educação Infantil Brincando Também se Aprende, de São Paulo, foi inaugurado em 1996. Atende a 95 crianças de 0 a 5 anos.
       O atendimento integral significa que a criança chega ao Centro de Educação Infantil por volta das 7:00 horas, toma café, têm atividades até as 10 horas e 30 minutos, há um momento que antecede o termino das atividades, entre 9h e 15 e 9h e 30 reservado para a hidratação das crianças, onde é oferecido um suco (os sabores variam dia após dia), 10 hora e 40 minutos almoça, começando pelo Mini Grupo e 1º Estágio A, em seguida as turmas do 1º Estágio B e C, e finalmente o 2º Estágio, logo depois da refeição escovam os dentes e há  um intervalo para descanso, ou seja, a hora do soninho, e à tarde ao se levantarem  tomam um lanche para só então participarem  de outras atividades  de aprendizagem e/ou trabalhinhos manuais, às 15 horas e 30 minutos começa à ser servido o jantar, que segue a mesma estrutura de organização do almoço, as 16 horas começa a troca de roupa e o pentear dos cabelos para logo depois às 17 horas elas possam seguir para suas casas.
       Apesar das enormes dificuldades enfrentadas, pelos professores e funcionários para trabalharem com tantos problemas, tais como violência, familiar, prostituição, desemprego, desestruturação completa de muitas famílias, pobreza extrema, onde falta tudo, higiene precária. A maioria dos profissionais que trabalham no CEI tem sabido lidar e enfrentar todas as dificuldades e obstáculos, o que muitas e muitas vezes os deixam cabisbaixo, mas com uma certeza que jamais desistirão de fazer o seu papel que é o de ser PROFESSOR.
       Direção, professores e funcionários administrativos, não hesitam em limpar salas, banheiros, corredores e pátio do CEI, ajudar no preparo das refeições lavar as louças, etc., se houver necessidade e se solicitados forem.
       Com a mudança na lei 9394/96 afirmando que o atendimento nos CEIs seria à crianças de 0 a 3 anos de idade a Diretora Macilene Almeida Leite se posicionou em busca do atendimento em seu núcleo à crianças de 0 a 5 anos e conseguiu. Enfrentar problemas é um desafio que o gestor tem que saber lidar dia após dia.

3.2 ESTRUTURA FÍSICA
       A estrutura física do CEI é boa, por ser um espaço plano de fácil acesso, porém suas divisões é que comprometem o espaço que poderia ser melhor utilizado,ou seja, a forma como as salas foram divididas não favoreceu sua área. As salas são pequenas, cada uma dela comporta 20 crianças, com cinco mesas e quatro cadeiras, mesa do professor, um suporte para os colchões e uma prateleira onde o professor coloca seu material pedagógico, as roupas de cama dos alunos são guardadas em caixas plásticas e cada uma das roupas de cama em seu devido saquinho plástico personalizado. No Mini Grupo não há mesa e nem cadeira. Só as três primeiras salas (Mini Grupo, 1º Estágio A, B, e C), tem prateleira (uma única), já no 2º Estágio há um armário que é dividido para a professora e a coordenadora pedagógica guardarem seus materiais, uma lousa verde, cada sala tem seu filtro de água. O material necessário para o andamento das aulas nem sempre é suficiente e adequado, a equipe diretiva do CEI colabora suprindo essas necessidades materiais, mas muitas vezes deixa a desejar. Existem duas dependências para realização de atividades: pátio coberto e pátio aberto, uma enfermaria, uma sala de direção, uma sala de coordenação, uma cozinha com uma despensa, um refeitório, uma despensa para produtos de limpeza e higiene, um banheiro para professores, um banheiro conjugado dividido para meninos e meninas.

3.3 NÚMERO DE ALUNOS
O CEI possui atualmente 95 alunos, matriculados no período integral de funcionamento, com um quadro de funcionários que se divide dessa maneira: 01 diretora, 01 coordenadora, 8 professores,   01 cozinheira, 02 auxiliar de cozinha, 02 auxiliares de limpeza, 01 auxiliar de enfermagem.

3.4 PROBLEMAS QUE INFLUENCIAM NA ORGANIZAÇÃO CEI
Os problemas existem e não são poucos. Os principais são: a falta de recursos financeiros como também pedagógicos, com o entorno que aparentemente não apresenta violência, porém é do conhecimento de todos que a violência está introduzida e muitas vezes camuflada, prostituição infantil, juvenil e adulta no bairro do CEI e nos bairros vizinhos, atingindo as famílias da comunidade. Tais problemas acabam por afetar a todos. Agora em época de eleições presidenciais podemos ver o quanto depende de nós para que as coisas venham acontecer, e a realidade ser modificada. Pois nesse momento devemos usar o nosso voto para a transformação social e cultural não só dessa comunidade, mas de todo o nosso país.
       O desemprego apesar de significativa diminuição é também um problema sério que provoca a dependência das famílias à bolsa-escola e bolsa-família ou outras formas de assistencialismo.

3.5 RELAÇÃO CEI E MANTENEDORA
       Sendo um Centro de Educação Infantil Particular Conveniado ele é mantido pela prefeitura do Estado de São Paulo, e subordinada a Coordenadoria Regional de Educação, que é responsável por solicitar e receber a documentação escolar, promover cursos, reuniões e orientar diretores, professores e funcionários, repassar informações e instruções da Secretaria Municipal de Educação. Os repasses de verbas são efetuados diretamente na conta da Entidade Caminhando para o Futuro, e administrados pelo presidente da instituição, que movimenta a conta. As despesas do CEI são registradas e repassadas para a Caminhado para o Futuro, que também assina a prestação de contas que são enviadas para a prefeitura.

3.6 RELAÇÃO ESCOLA E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO ALUNO
       São desenvolvidos no CEI, os seguintes projetos: Projeto de Artes, Animais, Brinquedoteca, Psicomotricidade (envolvendo jogos e brincadeiras), Multiculturalismo na educação infantil entre outros. Participam desses projetos alunos da educação infantil. Os alunos que apresentam problemas de aprendizagem, entre outros problemas que porventura são identificados pelos professores em sala de aula. Estes os encaminham para a direção/ coordenação do CEI, que tomará as providências necessárias juntamente com a auxiliar de enfermagem que conduzirá os encaminhamentos, para que os alunos possam ter um bom aprendizado. O CEI funciona todos os domingos com catequese para os freqüentadores da paróquia como também realiza festas Junina, dia das mães, passeios no dia da criança, como aqueles que são solicitados pelos professores como produto final de seus projetos. Também são realizados bingos beneficentes e festas para angariar fundos.


3.7 A ESCOLA E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS EDUCADORES
       Do total de oito professores três não possuem Ensino Superior completo, ou seja, quase 50%. De vez em quando à direção do CEI escolhe apenas uma funcionaria e libera para cursos e palestras que são encaminhadas para Instituição.


3.8 PROJETO PEDAGÓGICO
       A Proposta Pedagógica do CEI foi elaborada parcialmente em conjunto com professores, funcionários e comunidade. Sua Proposta Pedagógica que traz como missão promover atendimento a crianças através de atividades sócio-educativas, nutricionais, de esporte e lazer, todos os anos é revisada buscando melhorias e reajustes segundo a coordenadora. Ela afirma que em suas reuniões para discussões sobre a proposta de trabalho  todos visam um ótimo desempenho naquilo que buscam em sua missão.


4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE GESTÃO

       As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, pude perceber claramente à distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica do CEI e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O Regimento Interno ( que por sinal não foi disponibilizado ainda para os funcionários), no que se refere à documentação, funções de professores e funcionários, funciona de acordo, percebe-se, que a gestora tenta desempenhar suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, atestados, atendimento ao público e demais atribuições com certa ética e responsabilidade. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a equipe diretiva administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para o CEI. Busca ainda arrecadar dinheiro através de venda de bolos para complementar as finanças. Pode-se dizer que a gestão administrativa funciona a contento dentro do que aparentemente apresenta.
       Os funcionários de manutenção e limpeza nem sempre demonstram esforço e boa vontade em suas funções. O que parece é que não gostam muito do que fazem, dão conta do seu trabalho, já que o CEI não é tão grande assim e funciona no período integral, e mesmo assim o número de funcionários é insuficiente e sempre acontece de um ou outro ficar atestado por motivos de saúde ou outros. Quanto à cozinheira e as auxiliares, me pareceu que nem sempre desempenham suas funções a contento, pois ouço muitas reclamações de professores quanto à quantidade e qualidade das refeições servidas.
       Os professores encontram-se bastante desmotivados, frente à equipe diretiva e de coordenação do CEI e suas ações. Mostram-se também muito preocupados e angustiados frente à falta de pulso firme desta diante de situações que assim exigem.
É visível a divisão dos professores durante a realização das atividades de estágio. Num total de 8 professores se dois ou 3 se preocupam com a aprendizagem dos alunos é muito. Mas até entre eles notam-se diferenças de atitude. Enquanto alguns só criticam, acusando a direção e a coordenação do CEI por tudo o que acontece de errado e contam os dias que faltam para terminar o ano letivo, outros se preocupam e tentam desempenhar seu papel de professor da melhor maneira como também buscam soluções para os problemas e se empenham na tarefa de educar, ciente de que essa é a profissão que exercem e independente do que está acontecendo e têm o dever de ensinar com competência e seriedade.
        A equipe diretiva do CEI que compreende a diretora e a coordenadora pedagógica também parece estar bastante perdida, apesar de fazerem um grande esforço para tentar acertar, pois não possuem preparo suficiente para dar conta do recado. A diretora é bastante fechada e centralizadora, poucas vezes consulta os professores e funcionários, sobre decisões importantes. É possível ver claramente que está no comando e não possui um perfil democrático para tomar decisões. Isso causa transtornos e insatisfações. Além disso, ela se envolve bastante em tramites burocráticos e de gerenciamento burocrático dos Recursos Humanos, faltando assim tempo para pensar o CEI como um todo.
A coordenadora pedagógica é seriamente desqualificada para o cargo ao qual ocupa. Não tem potencial para desenvolver um trabalho de qualidade, não conhece a fundo a comunidade do CEI, não está ciente dos reais problemas do mesmo, e assim fica na dependência das decisões da direção. Mas mesmo assim faz o planejamento pedagógico e acompanha e orienta professores em todo o processo de ensino-aprendizagem, conforme pede a proposta de trabalho. O que não garantirá que seja realizado um trabalho de ensino-aprendizagem de qualidade.
Durante o estágio observei que a coordenação do CEI é vista pelos professores como se tivesse no cargo por dinheiro e puramente isso. Quando está realizando leituras espera-se que seja referente a sua função, resolvendo problemas de documentação e planejamento, o que vemos é que está lendo revista de fofoca ou em frente ao computador batendo papo com amigos, o que abre brecha para falarem que ela esta lá, sentada sem fazer nada.
Não tive a oportunidade de realizar uma atividade de gestão, até mesmo por que, não daria tempo, pois tinha muita documentação para analisar e estudar Proposta Pedagógica e outros . Também a observação e análise do cotidiano da equipe diretiva, pedagógica, e do funcionamento do CEI, tomou praticamente todo o tempo do estágio.

5. CONCLUSÃO
                                                                                                                          
       Realizar um estágio de gestão escolar é uma oportunidade maravilhosa e imprescindível, para o futuro pedagogo. Nada melhor do que experienciar o dia a dia de quem gerencia uma instituição de ensino para perceber o que realmente acontece, como são geridas as decisões.
      Meu objetivo na realização desse estágio era na intenção de mostrar como é a atuação do gestor escolar, da coordenação pedagógica e toda sua equipe quanto ao desempenho frente aos problemas administrativos, pedagógico, ao nível de formação profissional e emocional para enfrentarem com tranqüilidade as diversas situações do cotidiano.
       Deparei-me com uma realidade conhecida e aceita que é o de traçar planos, discutir teorias a serem postas em prática, não funcionar tão bem quanto se esperava. Quando isso ocorre, as práticas devem ser revistas pela equipe gestora e pedagógica com responsabilidade, equilíbrio e coragem para que se possa fazer uma mudança de estratégica e corrigir o que não deu certo.
       Gerir uma Instituição de ensino não é fácil, seja ela pequena ou grande. Uma Unidade de ensino com tantos problemas e carências em seu entorno é ainda mais complicado, porque quem ali trabalha compartilha das dificuldades e esperanças da comunidade. Mais do que nunca é preciso que a gestão e sua equipe seja capaz, equilibrada, preparada, corajosa e acima de tudo, DEMOCRÁTICA, discuta os problemas com a comunidade, escute o que as pessoas têm para dizer, as sugestões e as críticas. Pois é através do dialogo, de um diagnóstico do que ocorre que se corrigem os erros e se acerta o caminho.
       Concluo o estágio dizendo que as referências de gestão encontradas aqui no CEI Brincando Também se Aprende necessitam ser modificadas, precisa-se buscar qualificação, pois é preciso conhecer a realidade do ambiente onde exercem um papel de integração com todos os envolvidos para que juntos possam identificar e minimizar os problemas, permitindo resultados positivos nas ações que poderão direcioná-los para mudanças, chamando a todos a participar DEMOCRATICAMENTE dos objetivos e decisões.
Assim como afirma Perrenoud (2008), tomar decisões siguinifica fazer escolhas, pressupor, determinar o que é melhor (em termos de referências e valores), correr riscos, utilizar ideias ou informes como elementos importantes nesse processo, saber argumentar, enfrentar situações-problema, elaborar propostas, entender fenômenos, enfim partilhar como indivíduo ativo em um sistema difícil.
6. REFERÊNCIAS

CEI, Brincando Também se Aprende. Proposta pedagógica. São Paulo, 2010.


           CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2002, 537p.

           GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002, 210p.

           PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza. Porto Alegre, 2008, 208p.








Profª: Eliane