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 Questionário

1. Segundo os parâmetros curriculares nacionais de história e geografia o ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade. Assim, é primordial que o ensino de História estabeleça que tipo de relações?

R= Relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se
constituem como nacionais.

2. Os conteúdos propostos pelos Parâmetros curriculares privilegiam, assim, no primeiro ciclo, a leitura de tempos diferentes no tempo presente, em um determinado espaço, e a leitura desse mesmo espaço em tempos passados. No segundo ciclo quais são os conteúdos sugeridos?

 R= São sugeridos estudos sobre histórias de outros espaços em tempos diferentes. A predominância está voltada para as histórias sociais e culturais, sem excluir as questões políticas e econômicas. Os temas ligados à questão urbana, à sua dominância sobre o modo de vida rural, à predominância da cidade sobre o campo e à imposição do ritmo de tempo da fábrica sobre o ritmo de tempo da natureza são problemas comuns à maioria da população brasileira e à grande maioria dos indivíduos que vivem no planeta na atualidade.

3. Os conteúdos escolhidos, que fundamentam esta proposta com o primeiro ciclo e o segundo estão articulados, ainda, com os temas transversais. Cite alguns desses conteúdos.

R= As diferenças culturais, étnicas, de idade, religião, costumes, gêneros, sistemas
econômicos e políticos; reflexões sobre a constituição da cidadania, em diferentes sociedades e tempos, relacionadas à saúde, à higiene, às concepções sobre a vida e a
morte, às doenças endêmicas e epidêmicas; as lutas e as conquistas políticas, travadas por indivíduos, por classes e movimentos sociais;

4. Ensino e aprendizagem de História no primeiro ciclo consiste em:

R= Introduzir o aluno na leitura das diversas fontes de informação, para que adquira, pouco a pouco, autonomia intelectual.

5. De acordo com os objetivos de História para o primeiro ciclo, espera-se que ao final do primeiro ciclo os alunos sejam capazes de:

R=
üComparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
ü Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensões cotidianas, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
üReconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
üCaracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas;
ü Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e
o da comunidade indígena estudada;
ü Estabelecer relações entre o presente e o passado;
ü Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações
discernindo algumas de suas funções.

6. Os conteúdos de História para o primeiro ciclo enfocam que eixo temático?

R= história local e do cotidiano

7. Considerando o eixo temático “História local e do cotidiano”, a proposta é a de que, no
primeiro ciclo, os alunos iniciem seus estudos históricos no presente, e sejam capazes de identificar diferenças e semelhanças existentes entre eles. Quais sãos essas diferenças e semelhanças?

R= Suas famílias e as pessoas que trabalham na escola identificando mudanças e permanências nas organizações familiares e educacionais. semelhanças e as diferenças existentes entre os grupos sociais e seus costumes nos hábitos, nas relações de trabalho, na organização urbana ou rural em que convivem, etc.

8. Como no primeiro ciclo, os questionamentos realizados no segundo ciclo são a partir do entorno do aluno, com que objetivo?

R= Levantar dados, coletar entrevistas, visitar locais públicos, incluindo os que mantêm acervos de informações, como bibliotecas e museus.

 9.Valorizando os procedimentos que tiveram início no primeiro ciclo, a preocupação de ensino e aprendizagem no segundo ciclo envolvem  um trabalho mais específico, que tipos de atividades são trabalhadas?

 R=Trabalha-se com leitura de obras com conteúdos históricos, como reportagem de jornais, mitos e lendas, textos de livros didáticos, documentários em vídeo, telejornais.

10. Espera-se que ao final do segundo ciclo os alunos sejam capazes de:

R=
ü                       Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado;
ü                       Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencemà sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
ü                        Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os
demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
ü                        Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas;
ü                       Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições
de vida das localidades.

11. . Os conteúdos de História para o segundo ciclo enfocam que eixo temático?

R= história das organizações populacionais

12. Considerando o eixo temático “História das organizações populacionais”, a proposta é de que, no segundo ciclo, os alunos estudem:

ü                       R= A procedência geográfica e cultural de suas famílias e as histórias
envolvidas nos deslocamentos e nos processos de fixação;
ü                       Os deslocamentos populacionais para o território brasileiro e seus
contextos históricos;
ü                       As migrações internas regionais e nacionais, hoje e no passado;
ü                       Os grupos e as classes sociais que lutam e lutaram por causas ou direitos
políticos, econômicos, culturais, ambientais;
ü                       Diferentes organizações urbanas, de outros espaços e tempos;
ü                       As relações econômicas, sociais, políticas e culturais que a sua localidade
estabelece com outras localidades regionais, nacionais e mundiais;
ü                        Os centros políticos-administrativos brasileiros;
ü                        As relações econômicas, sociais, políticas e culturais que a sua localidade
estabelece ou estabeleceu com os centros administrativos nacionais, no presente
e no passado;
ü                       E medições de tempo, calendários, quadros cronológicos, linhas de tempo
e periodizações, para organizarem sínteses históricas das relações entre as histórias locais, regionais, nacionais e mundiais.

13. No trabalho com os alunos, no que se refere aos domínios em relação ao conhecimento cultural e social das medições de tempo, pode-se trabalhar uma série de atividades envolvendo calendários. Cite algumas.

R= Criação de calendários sustentados nessas mudanças observadas em
relação aos elementos naturais, estabelecendo periodicidades de um
mês para o outro, ou de ano para o outro;
Confecção de relógios de Sol, ampulhetas, relógios de água (clepsidra);
Comparação entre os diferentes calendários e sua utilização para
localização e comparação de acontecimentos no tempo.

14. A partir dos anos 60, sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica a Geografia Tradicional, qual é o foco de suas preocupações?

R= A relação entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico, essa nova perspectiva considera que não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo.

15. Segundo a análise feita pela Fundação Carlos Chagas, observa-se, sobretudo nas propostas curriculares produzidas nas últimas décadas, que o ensino de Geografia apresenta problemas tanto de ordem epistemológica e de pressupostos teóricos como
outros referentes à escolha dos conteúdos. No geral, são eles:

R= Abandono de conteúdos fundamentais da Geografia, tais como as
categorias de nação, território, lugar, paisagem e até mesmo de espaço
geográfico, bem como do estudo dos elementos físicos e biológicos que
se encontram aí presentes;

Há uma preocupação maior com conteúdos conceituais do que com
conteúdos procedimentais. O objetivo do ensino fica restrito, assim, à
aprendizagem de fenômenos e conceitos, desconsiderando a aprendizagem
de procedimentos fundamentais para a compreensão dos métodos
e explicações com os quais a própria Geografia trabalha;

A memorização tem sido o exercício fundamental praticado no ensino de
Geografia, mesmo nas abordagens mais avançadas;

As propostas pedagógicas separam a Geografia humana da Geografia física
em relação àquilo que deve ser apreendido como conteúdo específico;

A noção de escala espaço-temporal muitas vezes não é clara, ou seja, não
se explicita como os temas de âmbito local estão presentes naqueles de
âmbito universal e vice-versa, e como o espaço geográfico materializa
diferentes tempos (da sociedade e da natureza)...

17. Qual é o objetivo do ensino de Geografia?

R= levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade,
possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva.
mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado — constantemente em transformação — do qual ele faz parte e, portanto, precisa conhecer e sentir-se como membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente.

18. O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade. A percepção espacial de cada indivíduo ou sociedade é também marcada por laços afetivos e referências socioculturais. Nessa perspectiva, a historicidade enfoca o homem como sendo ele o que?

 R= sujeito construtor do espaço geográfico, um homem social e cultural, situado para além e através da perspectiva econômica e política, que imprime seus valores no processo de construção de seu espaço.

19. Qual é a importância do estudo da linguagem cartográfica desde o início da escolaridade?

R=Contribuir não apenas para que os alunos venham a compreender e utilizar uma ferramenta básica da Geografia, os mapas, como também para desenvolver capacidades
relativas à representação do espaço.

20. As formas mais usuais de se trabalhar com a linguagem cartográfica na escola é por meio de situações nas quais os alunos têm de colorir mapas, copiá-los, escrever os nomes de rios ou cidades, memorizar as informações neles representadas. Mas esse tratamento não garante que eles construam os conhecimentos necessários, tanto para ler mapas como para representar o espaço geográfico. Para isso, é preciso partir da idéia de que a linguagem cartográfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção. Também é uma forma de atender a diversas necessidades, das mais cotidianas, tais como:

R= chegar a um lugar que não se conhece, entender o trajeto dos mananciais, por exemplo, às mais específicas como delimitar áreas de plantio, compreender zonas de influência do clima etc...

21. Espera-se que, ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:

ü                 R= Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para
compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de
construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
ü                 Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes
de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações
sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;
ü                 Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e
representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
ü                 Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos
estudados em suas dinâmicas e interações;

22. No primeiro ciclo, o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à:
R=presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico.

23.                   O processo de construção da linguagem cartográfica acontece mediante o trabalho de:

R=produção e a leitura de mapas simples, em situações significativas de aprendizagem nas quais os alunos tenham questões a resolver, seja para comunicar, seja para obter e interpretar informações.

24. Espera-se que ao final do primeiro ciclo os alunos sejam capazes de:

R=reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos,
as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação
dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
• conhecer e comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local,
com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens;
• reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos
sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas
determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas
formas de se expressar e no lazer;
• conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas
utilizando, para tanto, alguns procedimentos básicos;
• saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da
paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
• reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização,
orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar
os lugares onde vivem e se relacionam;
• reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o
meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados
que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

25. sugestões de blocos temáticos que podem ser estudados com os alunos, apresentados
de modo amplo, pois se configuram como sugestões e não devem ser compreendidos como umaseqüência de assuntos a serem aprendidos ou ainda como blocos isolados que não se comunicam entre si.

R= TUDO É NATUREZA A principal noção a ser trabalhada por este tema é a presença da natureza em tudo que está visível ou não na paisagem local.
 CONSERVANDO O AMBIENTE Este tema proporciona a compreensão das diferentes relações que indivíduos, grupos sociais e sociedades estabelecem com a natureza no dia-a-dia.
 TRANSFORMANDO A NATUREZA:
DIFERENTES PAISAGENS Este tema proporciona um estudo sobre os motivos, as técnicas e as conseqüências da transformação e do uso da natureza.

26. Critérios de avaliação de Geografia para o primeiro ciclo:

R= Reconhecer algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza
presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local
Reconhecer e localizar as características da paisagem local e compará-las com as
de outras paisagens
Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples

27. No segundo ciclo, o estudo de Geografia deve abordar?

R= as diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais, culturais e ambientais e considerando o papel do trabalho, das tecnologias, da informação, da comunicação e do transporte.

28. Qual é o objetivo central do ensino de Geografia no segundo ciclo?

R= Que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e
paisagem rural, como foram constituídas ao longo do tempo e ainda o são, e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.

29. Espera-se que ao final do segundo ciclo os alunos sejam capazes de:

R= reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção
de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
• reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades
e do campo, relativas ao trabalho, às construções e moradias, aos hábitos
cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;
• reconhecer, no lugar no qual se encontram inseridos, as relações
existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como as relações
que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares
e regiões, focando tanto o presente e como o passado;
• conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da
natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e
em paisagens urbanas e rurais; ...

30. Os conteúdos de Geografia para o segundo ciclo enfocam que eixo temático?

R= As paisagens rurais e urbanas, suas características e relações.

31. Seguem sugestões de blocos temáticos que podem ser estudados com os alunos do segundo ciclo, como no primeiro.

R= O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DE
PAISAGENS URBANAS E RURAIS Este tema enfoca o papel das tecnologias na configuração das paisagens urbanas e rurais.
INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO Este tema refere-se às alterações que o fluxo de informações fez e faz na vida em sociedade.
DISTÂNCIAS E VELOCIDADES NO MUNDO URBANO
E NO MUNDO RURAL Este tema diz respeito ao transporte e sua influência na vida em sociedade, as alterações que imprimem nas paisagens
URBANO E RURAL: MODOS DE VIDA Através deste tema é possível organizar estudos nos quais os alunos pesquisem e comparem como as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.

32. Critérios de avaliação de Geografia para o segundo ciclo, quais são eles?

R= Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens
urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes
entre elas;
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo;
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;
Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências
para o ambiente;
Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens utilizando
procedimentos convencionais da linguagem cartográfica;
Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais;

33. As fronteiras não visíveis de um espaço em movimento significam perda de pontos de referência , pontos estes que permitiram a percepção  do movimento. Segundo esta afirmativa o que significa fronteiras não visíveis de um espaço em movimento?
R= Significa perda de percepção do movimento.

34. Partindo da execução do movimento concreto para a abstração, podemos afirmar que é através da percepção do movimento que se constitui o ponto básico para o trabalho de percepção do movimento de rotação da terra. Tendo chegado a este ponto, podemos desenvolver quais conteúdos para propiciar ás crianças à percepção das evidências que revelam o movimento da terra?

R= Observação das sombras e sua posição em relação a um foco de luz;
 O sol, foco de luz constante, sempre na mesma posição em relação s terra;
 Observação das sombras e da direção de seu deslocamento, movimentando-se o objeto iluminado;
O movimento de rotação: seu sentido (sua direção) e sua conseqüência (dia e noite);

35. Qual é o objetivo do eixo tempo no nível de conceito específico da 3ª série, dentro do espírito do ensino produtivo de História e Geografia?

R= Tem como objetivo levar o aluno a concluir que as mudanças do ciclo vital ocorrem com o passar do tempo.

36.Represente o tempo de um dia.


R=manhã>>>>/tarde>>>>/noite>>>>/>>>>/>>>>
   (6h da manhã)>>>>(12h)>>>>(6h da tarde)>>>>(meia noite)>>>>(6h da manhã)


Realizado por:
Eliane de Jesus Pereira.

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