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*                  Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e em sus evolução histórica;

*      Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

*      Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

*      Saber combinar leitura, observação, experimentação e registros para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

*      Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva;

*      Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;

*      Valorizar o trabalho em grupo, como meio de desenvolver uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

Fonte: PCN – Ensino Fundamental - Ciências



A estrutura da área de Ciências

É importante ter claro que a estrutura do conhecimento científico não é a estrutura da área de ensino de Ciências.
As teorias científicas são conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, distantes do aluno em formação.
È necessário construir uma estrutura geral para esta área de ensino que favoreça a relação entre o aluno, o professor e o saber científico, na perspectiva da aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e da formação de uma concepção de ciência que considere sua relação com a tecnologia e com a sociedade.
Se é nossa intenção que os alunos se apropriem do conhecimento científico e desenvolvam autonomia no pensar e no agir, é importante conceber a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos, em que cada um, a seu modo, com determinado papel, esteja envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e suas transformações, na formação de atitudes e valores humanos.
Cabe ao professor intervir de modo a criar condições e situações que permitam a reelaboração e ampliação dos conhecimentos prévios dos alunos, propondo articulações entre os conceitos construídos e organizando-os como corpo de conhecimento sistematizado. Importa trabalhar também procedimentos, atitudes e valores. Observar, experimentar, comparar, estabelecer relações entre fatos ou fenômenos e idéias, ler e escrever textos informativos, organizar informações através de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, fazer suposições ou previsões, comparar hipóteses e confrontá-las aos dados obtidos por investigação, propor e resolver problemas são competências cujo desenvolvimento possibilita a aquisição e sistematização de conhecimentos.
Atitudes de curiosidade, de respeito à diversidade de opiniões, de persistência na busca e compreensão das informações, de valorização da vida em sua diversidade, de preservação do ambiente, de apreço e respeito à individualidade e às diferenças tem lugar importante no processo de ensino e aprendizagem da área.
Um dos recursos do professor que deseja trilhar este caminho é o diálogo. Sempre que possível, lance mão de um assunto ou tema na perspectiva de valorizar o aluno e seu conhecimento e, ao mesmo tempo, contribuir para que tal saber possa ganhar novo significado. Procure saber antes o que os alunos conhecem sobre o assunto, estimule-os com perguntas, leve-os a observar o que está acontecendo, antecipar resultados, tirar conclusões e registrá-las.



Registro


*      Para que serve?

*      Que pistas nos oferece?

*      O que você aprende com isso?

*      O que você olha e não faria de novo? (avaliação)

*      E na escola, como o professor e o aluno estão fazendo os registros?

*      Permite que os momentos e movimentos de um grupo sejam reconstruídos possibilitando que não se perca a memória individual e coletiva de seus integrantes;

*      Organiza as anotações do professor sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno e da classe, as reflexões sobre seu próprio trabalho e as intervenções propostas e realizadas;

*      Oferece dados fundamentais para a reorganização da ação pedagógica;

*      Avalia o processo educativo em relação ao aluno, ao grupo-classe e ao professor;

*      Avalia numa concepção diagnóstica, qualitativa, cumulativa e contínua com o objetivo de intervir no processo de ensino e aprendizagem;

*      Instrumento útil para escola, seus educadores e educandos no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, bem como aos pais ou responsáveis pelo acompanhamento desse processo.


Etapas de Trabalho
Problematização

É importante para:

*      Mobilizar o conhecimento anterior do aluno
*      Despertar o interesse pelo assunto
*      Provocar o desejo de adquirir novos conhecimentos

Professor – questiona e lança dúvidas;
Alunos – explicitam seus conhecimentos e ponto de vista, levantam hipóteses, tomam consciência do que precisam conhecer melhor;
Professor – registra suas observações, replaneja o resto do trabalho com base nos acontecimentos e hipóteses da classe.



Organização do trabalho

Professor – prepara ambiente motivador, seleciona materiais e orienta o planejamento cooperativo;
Alunos – participam do planejamento cooperativo:
*      organizam perguntas e tópicos a serem pesquisados,
*      distribuem as tarefas de pesquisa,
*      registram as tarefas de cada grupo em um cartaz;
Professor – registra observações sobre participação dos alunos



Busca de informações

Professor – orienta a consulta às fontes, promovendo o desenvolvimento das habilidades requeridas;
Alunos – realizam uma busca organizada das informações necessárias;
Professor – registra tarefas atribuídas a cada grupo.



Organização dos dados e levantamento complementar

Professor – orienta a organização dos dados, supre lacunas, esclarece dúvidas, relaciona conceitos;
Grupos de alunos – apresentam suas anotações;
Classe – desenvolve as seguintes atividades:
*      levantamento das questões já resolvidas e das abertas,
*      agrupamento das respostas por assunto: quadro síntese,
*      decisão de como colher as informações faltantes,
*      organização e classificação das informações colhidas em quadro, textos, cartazes, etc,
*      confronto com as hipóteses anteriores, estabelecendo relações, formando conceitos, aprimorando mecanismos de conhecer.
Professor – registra observações sobre cada aluno, sobre a classe como um todo e sobre sua própria atuação.


Sistematização, fixação e aplicação

Professor – orienta a sistematização e fixação dos dados coletados, guia a redação de conclusões;
Alunos – produzem texto coletivo contendo a síntese de tudo o que foi produzido, tendo como base os relatórios individuais ou dos grupos;
Professor e alunos – promovem a reescrita dos textos finais; selecionam produções para integrar as pastas de produções de cada aluno;
Professor – faz uma síntese das observações feitas até então; identifica necessidade da classe como um todo e de alunos individualmente; utiliza essas informações no planejamento do próprio trabalho.


Fonte: Projeto Ensinar e Aprender – Corrigindo o Fluxo do Ciclo II

1 comentários:

  1. muito bom assim consigui faser meu trbalho de ciencias!!

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