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CAIXINHAS ILUSTRADAS


Material:
ü      Caixinhas de fósforo
ü      Gravuras pequenas que correspondam aos números de 0 a 5, ou, 0 a 10
ü      cola
ü      Números recortados (fichinhas)

Modo de jogar:
O professor e os alunos recortarão figuras de revistas velhas e as colarão em caixinhas de fósforos ou farão o desenho.
Dentro das caixinhas, estarão fichas com os números que correspondem a quantidade de gravuras, ou podem-se colocar grãos (milho, feijão, botão) de acordo com o número de gravuras ou não nas caixinhas.
Os alunos pegam as caixinhas, observam a gravura, abrem e, com os números (grãos, botão) que estão dentro, observam se está correspondente à gravura.
Os alunos podem tentar formar a quantidade correta com os grãos.
O vencedor será o que formar a quantidade correta em menos tempo, ou, conseguir identificar a quantidade.
OBS: A cada rodada as quantidades serão modificadas.



BOLICHE NUMÉRICO
Material:
ü      Cola
ü      Bolas de meia
ü      Embalagens de refrigerantes ou de Bliss
ü      Números em fichinhas

Modo de jogar:
Os alunos deverão colocar nas embalagens os números bem legíveis( um número em cada embalagem).
Enfileirar as embalagens a uma certa distância, os alunos vão tentar derrubá-las com as bolas de meia. Ao derrubar as embalagens, os alunos dizem os números que estão nelas e escrevem numa folha, ou numa caixa estarão várias bolinhas, pecinhas, etc onde as crianças vão pegar o número de objetos correspondendo ao número que estão nas garrafas que ela derrubou.
Quem conseguir acertar uma maior quantidade de números, ou demonstrar com objetos a quantidade corretamente será o vencedor.



PESCANDO NÚMEROS

Material:
ü      Fichas no formato de peixes
ü      Pincel atômico
ü      Varas de pescar
ü      Caixa de areia ou serragem

Modo de jogar:
Recortar os peixes em papel cartão e escrever os números em cada um.
Deixar um ofício na boca dos peixinhos, para que possam ser pescados com o anzol ou colar imã.
Os peixes serão fincados na caixa de areia ou serragem.
O aluno quando pescar o peixe, terá que ler o número escrito nele.
VARIAÇÃO:
O professor pode colocar nos peixes: figurar que corresponda ao número que estará do outro lado do peixe. Os alunos podem demonstrar com objetos a quantidade que pescou no peixinho.



BINGO DOS NÚMEROS



Material:
ü      Cartela com números de 0 a 10
ü      Números de 0 a 10

Modo de jogar:
O professor sorteia os números e as crianças vão marcando nas cartelas.
Ganha o jogo quem preencher primeiro os números da cartela.




QUEBRA-CABEÇA DE NÚMEROS
Material:
ü      Fichas de papel cartão, onde serão escritos os números- Cortar os números
ü      Fichas contendo um ou dois números escritos.
Objetivo:
ü      Desenvolver a atenção e a percepção.
ü      Fixar números.
ü      Desenvolver o raciocínio lógico.

Modo de jogar:
Distribuir os quebras-cabeça nos grupos de crianças.
Ganhará aquele que formar a maior quantidade de números.



DOMINÓ DE NÚMEROS E DESENHOS

Material:
ü      Fichas com números e desenhos.
Modo de jogar:
Encaixar o número a quantidade de desenhos iguais ao número e/ou desenho com desenho ou número com número.



CAMINHO DOS NÚMEROS



No pátio ou na quadra, trace um caminho e coloque os números, conforme a seqüência numérica.
Peça a cada aluno que passe pelo caminho:
ü      Pisando e falando o nome de cada número;
ü      Pisando no primeiro número, saltando o segundo e assim por sucessivamente, falando os números alternados.
ü      Parando sobre determinado número, dizendo quem vem antes e quem vem depois.
ü      Parando sobre um número que corresponda a sua idade e depois dizer para turma que número é esse.


         Criado por:
         Eliane de Jesus Pereira

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